Por favor ative o JavaScript para visualizar o Website corretamente.

Visita aos Empresários Portugueses no Little Portugal – Londres

23 setembro 2023

O Diretor do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante, José Albano e sua equipa, visitaram os empresários portugueses do Little Portugal – Londres.

Um dia passado junto dos nossos portugueses, onde se visitaram dezenas e dezenas de empresários, sendo possível cruzar nas ruas e comércios com centenas de portugueses.

Dia memorável, onde os nossos portugueses demonstraram ser um orgulho para todos nós, pois num país estrangeiro, lutaram e venceram. A sua alegria, companheirismo e simpatia, deram-nos ainda mais força nesta nobre missão de ajudar a regressar a Portugal, os nossos portugueses.

Caminhamos Lado a Lado com todos os Portugueses.

Sessão Pública de Apresentação no Consulado-Geral de Portugal em Londres

22 setembro 2023

Ao final do dia, a equipa do PCRE – Programa Regressar, realizou uma Sessão de Apresentação no Consulado-Geral de Portugal em Londres.

O esforço vai no sentido de valorizarmos cada vez mais a nossa rede de parceiros, como forma de apoiarmos o regresso dos nossos emigrantes, assim como apoiar todos os Portugueses que não querendo ainda regressar, possam usufruir dos serviços do Adido da Segurança Social, Renato Tiago.

Apoio importante do Cônsul, Luís Leandro, numa sessão bastante participada, onde marcaram presença Portugueses das várias regiões do país, com vontade de regressar e ajudar na divulgação das medidas do Programa Regressar. Estiveram ainda presentes, várias entidades, empresários e dirigentes associativos.

Reunião no Consulado-Geral de Portugal em Londres

22 setembro 2023

Marcaram presença na reunião além da equipa do programa regressar e o Cônsul, Luís Leandro, o Adido da Segurança Social, Renato Tiago e a representante da Associação PARSUK.
Planificaram-se novas estratégias para o futuro, com o intuito de ajudar os emigrantes portugueses a regressar a Portugal.

No período da tarde foi possível realizar alguns atendimentos individuais para esclarecer as medidas do programa regressar e apresentar cumprimentos aos funcionários do Consulado.

Sessão de Apresentação de Cumprimentos ao Embaixador-Geral de Portugal em Londres

22 setembro 2023

A equipa do PCRE – Programa Regressar, apresentou cumprimentos ao Embaixador geral de Portugal em Londres, Nuno Brito.

Agradecemos a receção e o planeamento de estratégias para futuras ações a realizar no Reino Unido.

Sessão de Apresentação no Consulado-Geral de Portugal em Manchester

21 setembro 2023

A equipa do PCRE – Programa Regressar, pretendeu com esta sessão valorizar e reforçar ainda mais a pareceria com a rede diplomática para se estabelecerem estratégias de apoio ao regresso dos nossos emigrantes, assim como, apoio a todos os Portugueses que não querendo ainda regressar, podem usufruir dos serviços do Adido da Segurança Social, Renato Tiago.

Excelente debate de ideias com o Cônsul, Duarte Bué Alves.

De 21 a 23 de Setembro, a Equipa do Programa Regressar estará em Londres e Manchester

18 setembro 2023

A Equipa do Programa Regressar, estará presente em Londres e Manchester, de 21 a 23 de Setembro, para realizar Sessões de Esclarecimento junto à Comunidade Portuguesa.
Organização conjunto com a Embaixada de Portugal em Londres, Consulado Geral de Portugal em Manchester, Consulado Geral de Portugal em Londres, bem como, da PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the UK.
Caminhamos lado a lado com todos os Portugueses.

Contamos Convosco!

Diretor do PCRE - Programa Regressar, José Albano, participou, na Conferencia “Olhares Sobre o Norte Alentejano”

9 setembro 2023

Dia 9 de setembro, o Diretor do PCRE – Programa Regressar, José Albano, participou, na Conferencia “Olhares Sobre o Norte Alentejano” em Castelo de Vide, numa organização do Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência.

Um encontro onde se abordarem diversas problemáticas, desde as oportunidades de Regresso ao Interior, o Turismo e a importância das acessibilidades na dinamização dos territórios do Interior, entre muitos outros.

Caminhamos lado a lado com todos os nossos parceiros!

Seminário “Brasil e Portugal”

7 setembro 2023

No dia 7 de setembro, o Diretor do PCRE – Programa Regressar, José Albano, participou, no Seminário “Brasil em Portugal – Integrar, investir e Aprender”, onde se pretendeu celebrar uma data nacional do Brasil importante, por marcar a sua independência e discutiu-se a nova vaga de migração do Brasil para a região, numa organização da Casa do Brasil – Terras de Cabral e da Câmara Municipal do Fundão.

Um encontro onde se reuniram especialistas, autoridades, empresários e membros da comunidade brasileira e luso-brasileira, para discutir não só as ligações entre Brasil e Portugal, como também a integração da comunidade brasileira e luso-brasileira em território português, com apresentação das oportunidades existentes e alguns casos empresariais de sucesso.

A Esperança de ser um Até breve!

28 agosto 2023

Com o aproximar do fim do mês de Agosto, milhares de Portugueses terminam o seu merecido período de férias e com isso assistimos a centenas de partidas de familiares e amigos, que regressam ao estrangeiro onde desenvolvem a sua atividade profissional.

Todos os momentos contam, pois, cada minuto passado com os entes queridos, ficam marcados por carinho, servindo para recordar o passado e todas as boas recordações que simbolizam as nossas vivências.
Haverá sempre a Esperança de que um dia voltem ao vosso País, pois bem sabemos o que é estar longe daqueles que mais gostamos.

A missão do Governo é ajudar-vos a regressar a Portugal, colocando ao vosso dispor diversas medidas inseridas no Programa Regressar, onde poderão ter apoios financeiros e complementares. Esperamos por vós.

Façam uma viagem em segurança e lembrem-se que para nós não são estrangeiros, são Portugueses.

Contem Connosco!

Reunião do PCRE com Coordenação do Projeto Pinhal Interior

11 agosto 2023

Reunião hoje em Coimbra entre a equipa do Programa Regressar e o Dr. Luís Matias, Coordenador do Projeto Pinhal Interior e sua equipa.

Estabelecimento de parcerias futuras e partilha de experiências que enriquecem o trabalho de todos.
Equipa dinâmica e com vontade de fazer acontecer.
Potencialidades para a fixação no Interior.

Diretor do Programa Regressar, José Albano, participou na Sessão de Apresentação de Apoio aos Emigrantes – Municipio de FAFE

10 agosto 2023

No dia 10 de Agosto, o Diretor do Programa Regressar, José Albano, participou na Sessão de Apresentação de Apoio aos Emigrantes, e ao Investimento da Diáspora, na Câmara Municipal de Fafe. cujo encerramento contou com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Um Município empenhado no regresso dos seus emigrantes, numa organização fantástica.

Pudemos conhecer a incrível história das Fafeiras, na apresentação do livro com o mesmo nome da autoria de Paulo Moreira e António José Novais. Esta conta a história de das jovens mulheres que durante décadas migraram para trabalhar na seca do bacalhau na Gafanha da Nazaré e, dali, muitas delas para outras paragens como França. Uma história de vida que demonstra a resiliência e provação da nossa diáspora.

O programa do dia terminou com a exibição do filme “Erosão” inspirado na obra de Miguel Torga, “Terra Firme”. Uma história sentida sobre a saudade de quem vê partir os seus mais próximos para outras paragens.

Um agradecimento especial ao presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa pelo amável convite, bem como por toda a organização, bem como à sua equipa, demonstrando que estão empenhados no apoio aos emigrantes.

Quer fazer parte da equipa REGRESSAR?

09 agosto 2023

Temos três vagas para trabalhadores que queiram fazer parte do crescimento deste programa.

Candidate-se, se o seu perfil profissional passar pelas áreas de:
– Assessoria Técnica e Gestão (2 vagas)
– Comunicação (1 vaga)

O recrutamento é por mobilidade interna na carreira.
As candidaturas decorrem até 31 de agosto.

Saiba todos os detalhes aqui e aqui.

Descendências Magazine

04 agosto 2023

Entrevista do Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar – José Albano.

O Programa Regressar conta com diversas medidas concretas de apoio. José Albano Marques, Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regressar do Emigrante – Programa Regressar, aborda em entrevista quais as principais medidas deste programa e a quem se destinam. Uma conversa a não perder.

descendencias.pt/jose-albano-marques/

Divulgação das medidas do Programa Regressar, como forma de chegar ao maior número de emigrantes Portugueses.

Um Agradecimento a toda a equipa da Descendências Magazine, pelo Profissionalismo demonstrado.

Mensagem de Boas Férias

01 agosto 2023

Esta época do ano, simboliza para a maioria dos nossos emigrantes, o regresso a Portugal e aos seus concelhos, para as merecidas férias e saudáveis convívios, com familiares, amigos e vizinhos.

Estes dias serão de muita festa e alegria e serão sempre curtos, para quem em tempos teve de partir à procura de melhores condições de vida, deixando para trás família e amigos.

Aqui são nossos, e não estrangeiros.
Aqui são filhos da Terra e não emigrantes.
Aqui foram felizes e regressam com a vontade de matar saudades.

Aproveitem o Verão e vejam como o país está diferente e disponível para apoiar o vosso regresso definitivo a Portugal.

É sempre oportuno lembrar o Programa Regressar e numa altura de férias como a que estamos a atravessar, é quase intuitivo falar dele.

O Regressar – que acaba de ser estendido até 2026 – apoia os emigrantes, bem como os seus descendentes e outros familiares, de modo a que tenham melhores condições para voltar a Portugal e para aproveitar as oportunidades que hoje existem no nosso país.

Se regressar, pode contar com um regime fiscal mais favorável, um apoio financeiro para si e os seus familiares que venham trabalhar para Portugal, quer por conta de outrem, quer através da criação de novos negócios em território nacional.

Mas há mais benefícios! Fique a conhecer todos os detalhes do programa.

Conhecendo os perigos das estradas, desejamos a todos, um regresso seguro e cá estaremos para vos oferecer o que de melhor temos, a amizade e o convívio, na vossa terra de coração.

INICIATIVA DE BOAS VINDAS NA FRONTEIRA DE VILAR FORMOSO

29 julho 2023

A equipa do Programa Regressar, esteve no distrito da Guarda, na Fronteira de Vilar Formoso, para dar as boas vindas aos nossos emigrantes, que regressam para um merecido período de Férias.

O Programa Regressar esteve em destaque nesta ação, onde além do Diretor Executivo do Programa Regressar, José Albano e sua equipa, participou o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

Esteve igualmente em destaque a prevenção rodoviária, onde marcaram presença a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Excelente cooperação, ficando demonstrado que o Governo aposta no regresso dos nossos emigrantes , colocando esse objetivo como prioridade nacional.
Um agradecimento ao Dr. Abílio Bebiano, da Revista Comunidades , pela excelente organização, bem como à CAP Magellan que realizou a sua tradicional ação de boas vindas, na Fronteira.

Ação de Boas Vindas na Fronteira Vilar Formoso

27 julho 2023

Dia 29 de julho, milhares de famílias de emigrantes portugueses, que vivem e trabalham no estrangeiro, começam a chegar de automóvel a Portugal para as merecidas férias de agosto e a convite da Revista Comunidades, o Programa Regressar irá estar presente para vos receber, com a habitual ação de Receção e Boas-Vindas.

A ação vai ter lugar, no próximo dia 29 de julho, – com início às 12H30 – na primeira estação de serviço em Portugal da AE 25 (BP – Alto do Leomil – Almeida), direção Vilar Formoso-Aveiro.

Esta ação, como habitualmente, contará com o apoio e presença de membros do Governo e Entidades relacionadas com a emigração e locais, bem como cobertura de OCS nacionais e terá, como temas centrais, o Programa Regressar e a Prevenção Rodoviária.

Às 11h, estaremos igualmente na Fronteira de Vilar Formoso.
Até breve.

Mensagem de Boas Vindas aos nossos Emigrantes

21 julho 2023

Esta época do ano, simboliza para a maioria dos nossos emigrantes, o regresso a Portugal e aos seus concelhos, para as merecidas férias e saudáveis convívios, com familiares, amigos e vizinhos.

Estes dias serão de muita festa e alegria e serão sempre curtos, para quem em tempos teve de partir à procura de melhores condições de vida, deixando para trás família e amigos.

Aqui são nossos, e não estrangeiros. Aqui são filhos da Terra e não emigrantes. Aqui foram felizes e regressam com a vontade de matar saudades.

Aproveitem o Verão e vejam como o país está diferente e disponível para apoiar o vosso regresso definitivo a Portugal.

Conhecendo os perigos das estradas, desejamos a todos, um regresso seguro e cá estaremos para vos oferecer o que de melhor temos, a amizade e o convívio, na vossa terra de coração.

Cá vos esperamos.

Sempre a Acreditar, Convosco!

Testemunho de Mariana Santos

17 julho 2023

Partilhamos convosco, mais um testemunho de uma família que regressou a Portugal- Mariana Santos.

“Na altura, tinha completado com a melhor média da escola secundária de Fonseca Benevides, o curso profissional de análises laboratoriais. Alguns meses depois, surgiu a oportunidade de concorrer para a Ryanair como comissária de bordo e assim o fiz, por isso fui com 18 anos primeiramente para a Polónia durante um ano e cinco meses para fazer o curso e depois para a Alemanha.

O facto de não ver um bom futuro profissional e financeiro, incentivou a minha ida.

Depois de um ano, comecei a aprender a língua alemã para posteriormente ter mais flexibilidade em termos profissionais. Por isso, durante 8 meses estudei alemão de manhã numa escola e à tarde trabalhava nos correios. Depois de alguns meses e algumas tentativas, consegui entrar num laboratório inicialmente como estágio remunerado e posteriormente como técnica de laboratório.

Após dois anos e cinco meses decidi concorrer para obter o reconhecimento do curso de técnico de análise laboratorial e o mesmo foi aprovado com o apoio do laboratório.

Voltei há um ano e cinco pois consegui um emprego na área farmacêutica e decidi que era mais importante estar perto da minha família. O programa apresentado pelo IEFP e da autoridade tributária têm sido um grande apoio pois facilitou a minha mudança em termos financeiros.”

18ª Sessão de Formação no PORTO - Delegação Regional do IEFP do NORTE

06 julho 2023

Um dia que o Programa Regressar dedicou ao Porto, para encerrar um ciclo de 18 Sessões de Formação de Norte a Sul do País.

Foram milhares de quilómetros, que foram atenuados pela simpatia dos nossos parceiros , pelo seu profissionalismo e dedicação.

A equipa do PCRE – Programa Regressar, os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional, promoveram uma excelente sessão de debate, onde foram apresentadas de ideias e sugestões.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora de Serviços de Direção de serviços de Emprego e Formação, Dra. Cristina Rodrigues e a Coordenadora do Núcleo de Emprego da Direção Regional do Porto, Dra. Paula Sousa, demonstrando que o seu empenho é total.

Juntos Caminhamos!

17ª Sessão de Formação em COIMBRA - Delegação Regional do IEFP do Centro

05 julho 2023

Coimbra tem sempre encanto, quer na chegada , quer na partida.
Hoje realizámos a 17* Sessão de Formação do Programa Regressar em Coimbra.
Excelente participação e grande debate de ideias. Parceiros motivados.

A equipa do PCRE – Programa Regressar, os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional, traçaram estratégias para melhor apoiarmos os nossos emigrantes.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pelo Delgado Regional do IEFP Centro, Dr. António Costa, bem como dos seus dirigentes, demonstrando que o seu empenho é total.

Caminhamos Juntos!

16ª Sessão de Formação em LEIRIA - Delegação Regional do IEFP do Centro

04 julho 2023

Finalizámos esta tarde a nossa 16ª Sessão no Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria , com a equipa do PCRE – Programa Regressar, os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.
Excelente sessão com parceiros motivados e empenhados para ajudar a regressar os nossos emigrantes.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria , Dra. Constança Mendes, bem como, à Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Dra. Ana Elisa, demonstrando que o seu empenho é total, marcando sempre presença em todos os momentos.

Unindo Caminhando!

15ª Sessão de Formação em CASTELO BRANCO - Delegação Regional do IEFP do Centro

03 julho 2023

Finalizámos no decorrer da tarde a nossa 15* sessão de formação.

A sessão decorreu no Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco , com a equipa do PCRE – Programa Regressar, os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Mais um distrito do Interior, onde a dinâmica dos parceiros, permitiu uma partilha de experiências interessante, assim como , delinear novas estratégias.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pelo Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda , Dr. Jorge Diogo, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Centro.

Sempre ao lado dos nossos parceiros!

14ª Sessão de Formação na GUARDA - Delegação Regional do IEFP do Centro

03 julho 2023

Dia 3 de Julho a Jornada iniciou-se no distrito da Guarda.

A sessão decorreu no Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda , com a equipa do PCRE – Programa Regressar, os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Um distrito do Interior de braços abertos para receber novos talentos, com condições únicas, quer a nível profissional, de segurança, bem com da sua beleza natural e património arquitetónico e paisagístico.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora e diretora adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda , respetivamente, Dra. Anabela Rocha e Dra. Lurdes Monteiro, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Centro.

Caminhamos lado a lado com todos os Portugueses!

13ª Sessão de Formação em VILA REAL - Delegação Regional do IEFP do Norte

28 junho 2023

Terminámos a nossa caminhada em Vila Real.

Motivados e sem dúvida, orgulhosos pela interação dos nossos parceiros e o acolhimento que tivemos nestes dias passados a formar e informar os embaixadores do Programa Regressar.

A sessão decorreu no Serviço de Formação de Vila Real , com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real , Dra. Doroteia Abraão, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Norte.

Caminhamos sempre ao vosso lado!

12ª Sessão de Formação em BRAGANÇA - Delegação Regional do IEFP do Norte

28 junho 2023

Iniciámos a nossa jornada bem cedo em Bragança, junto dos nossos parceiros!

Realizámos, no Serviço de Formação de Bragança , uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Fomentámos algumas estratégias de intervenção, com participação ativa dos participantes.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança , Dra. Marisa Matias, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Norte.

Caminhamos ao vosso lado!

11ª Sessão de Formação em BRAGA - Delegação Regional do IEFP do Norte

27 junho 2023

Norte a Sul, caminhamos ao lado dos nossos parceiros!

Esta tarde realizámos, no Serviço de Formação de Braga, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Sessão bastante participativa, onde se partilharam experiências vividas pelos parceiros e que permitem adaptar a nossa estratégia ao contexto real de cada território.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, Dr. Claudia Alves, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Norte.
Acreditamos e Caminhamos convosco!

10ª Sessão de Formação em Viana do Castelo - Delegação Regional do IEFP do Norte

27 junho 2023

Unindo Caminhando.

Hoje iniciámos bem cedo a nossa caminhada, no Serviço de Formação de Viana do Castelo, numa Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

De norte a sul do país estabelecendo contacto e fomentando estratégias com os nossos parceiros, tornou-se prioritário.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pelo Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo, Dr. Pedro Lopes, também em representação da Delegação Regional do IEFP do Norte.

Sempre a Acreditar. Sempre Presentes!

9ª Sessão de Formação em Évora - Delegação Regional do IEFP do Alentejo

23 junho 2023

Caminhar lado a lado com os nossos parceiros.

Decorreu esta tarde , no Serviço de Formação de ÉVORA , uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

O contacto com os parceiros que desenvolvem as suas funções em concelhos do Interior do Pais, permitem inteirar-nos dos constrangimentos, bem como das suas enormes potencialidades, para receber os nossos emigrantes.
Um agradecimento especial por todo o apoio prestado pela Directora e Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora ,respectivamente, Dra. Teresa Caeiro e Maria João Candeias, a Coordenadora do Mercado de Emprego, bem como, à Dra. Teresa Dieb, em representação da Delegação Regional do IEFP do Alentejo.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

8ª Sessão de Formação em Portalegre - Delegação Regional do IEFP do Alentejo

23 junho 2023

Apostamos na Valorização dos nossos parceiros!

Decorreu esta manhã , no Serviço de Formação de Portalegre, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

O contacto com os parceiros que desenvolvem as suas funções em concelhos do Interior do Pais, permitem inteirar-nos dos constrangimentos, bem como das suas enormes potencialidades, para receber os nossos emigrantes.
Um agradecimento especial por todo o apoio prestado por parte do Diretor Adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre , Dr. Paulo Tavares, e Coordenadora do mercado de emprego, Dra. Ana Sampaio, bem como, ao Dr. Nuno Alas, em representação da Delegação Regional do IEFP do Alentejo.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

7ª Sessão de Formação em Faro - Delegação Regional do IEFP do Algarve

22 junho 2023

Continuamos lado a lado com os nossos parceiros .

Esta tarde, decorreu no Serviço de Formação de Faro, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

De norte a sul do país , formamos e aprendemos com os nossos parceiros, como forma de nos adaptarmos às diferentes realidades territoriais, bem como, o estabelecimento de estratégias de intervenção para fomentar a divulgação do Programa Regressar, junto dos nossos emigrantes .

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado por parte da Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, Dra. Sandra Nunes , bem como, ao Dr. António Pala, em representação da Delegação Regional do IEFP do Algarve.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

6ª Sessão de Formação em Beja - Delegação Regional do IEFP do Alentejo

22 junho 2023

Caminhando Unidos, lado a lado com os nossos parceiros .

Decorreu esta manhã , no Serviço de Formação de Beja, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Além de se terem apresentado as novas alterações do Programa Regressar, promoveu se um debate interessante, onde não faltaram a partilha de experiências e sugestões para melhorar a eficácia das medidas.

Um agradecimento especial por todo o apoio prestado por parte do Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Beja , Dr. José Carlos Brito, bem como, ao Dr. Nuno Alas, em representação da Delegação Regional do IEFP do Alentejo.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

Apoio ao Regresso a Portugal

10 junho 2023

O Programa Regressar visa apoiar o regresso a Portugal, com incentivos à fixação de emigrantes e dos seus familiares.

Esta medida prevê um conjunto de apoios financeiros para emigrantes que iniciem atividade laboral em Portugal continental, com majorações para famílias e para quem se desloque para o Interior.

Conheça mais sobre o Regressar e as condições de candidatura em www.programaregressar.gov.pt ou através do portal do IEFP.​

Testemunho de Jorge Freitas no Dia de Portugal

10 junho 2023

No dia de Portugal, gostaríamos de partilhar convosco, mais um testemunho de um casal que regressou a Portugal e que beneficiou do Programa Regressar.

“Meu nome é Jorge Freitas e minha esposa Cláudia Freitas.
Em abril de 2015 a minha esposa deu início ao que foi a nossa vida de emigrantes na Alemanha, e após 38 dias, a 23 de maio do mesmo ano fui eu também, para juntos começarmos uma nova vida.

Na Alemanha tudo correu bem, e a barreira da língua foi aos poucos sendo superada. Até que o tão conhecido COVID-19 entrou no mundo e em 2020/21 nos levou pessoas de Família. As coisas aí complicaram-se e psicologicamente deixou de fazer sentido na nossa cabeça estar longe dos familiares, Pais, Filhos, netos, etc., etc.

Foi então em dezembro de 2021 que regressamos ao nosso Pais e onde tivemos conhecimento do programa medida de apoio ao regresso de emigrantes a Portugal. Algo que nos despertou a atenção pois as verbas eram razoáveis para aquilo que foram as despesas e para alguma estabilidade num recomeço no nosso País. E foi assim que com a candidatura e entrega de todos os documentos e provas necessárias, conseguimos o nosso apoio a 100% pago em duas tranches e que nos veio dar uma grande ajuda e suporte inicial.

Atualmente estamos de novo no âmbito de um apoio a dar uma volta na nossa vida com a medida de apoio ao movimento para o Interior do País, com uma ideia de que seja inicialmente a trabalhar por conta de outrem na zona do Redondo, mas também com a hipótese da criação de empresa própria e quem sabe criação de postos de trabalho a novos colaboradores.

Por isso acreditem nos programas existentes, e informem-se ao máximo do que podem vir a usufruir para um recomeço de vida, seja no regresso a Portugal ou numa deslocação para o Interior.

Deixo aqui uma palavra de agradecimento ao Senhor Jorge Fernandes, pessoa que tratou de todo o nosso processo e que sempre esteve disponível para ajudar e esclarecer tudo o que foi necessário. Prometo no âmbito do novo apoio dar novidades e falar sobre aquilo que penso, será mais uma vez um final feliz.”
Jorge Freitas e Cláudia Freitas.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 junho 2023

Portugal é um país excelente para viver. Tem sol, praia, montanha, boa comida e eventos culturais. Tem cada vez mais oportunidades para lançar ou continuar a sua carreira profissional. E tem a sua família e os seus amigos que esperam por si.

Apetece-lhe voltar? É agora! Aproveite os apoios financeiros do Programa Regressar, que junta a sua vontade de voltar à nossa de o ter por cá.

Saiba mais em www.programaregressar.gov.pt

5ª Sessão de Formação em VISEU - Delegação Regional do IEFP do Centro

6 junho 2023

Na tarde do dia 6 de junho, decorreu no Serviço de Formação de VISEU, a 5ª Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Grande debate e partilha de experiências com o objetivo é intensificar e reforçar a rede de parceiros em todo o território nacional.

Um agradecimento à Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, Dra. Marta Rodrigues, por todo o acolhimento e apoio prestado, bem como ao Diretor do Centro de Formação de Viseu, Dr. Miguel Gomes.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

4ª Sessão de Formação em Aveiro - Delegação Regional do IEFP do Centro

6 junho 2023

Decorreu na manhã do dia 6 de Junho, no Serviço de Formação de AVEIRO, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Além de se terem apresentado as novas alterações do Programa Regressar, foi igualmente lançado um dia bate interessante sobre situações reais que colocam dúvidas na ação dos GIP. Continuam sempre a reforçar toda a rede de parceiros existentes em todo o território.

Obrigado à Subdelegada Regional do IEFP do Centro, Dra. Paula Urbana Antunes pelo envolvimento e excelente organização, bem como, todo o apoio do Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro, Dr. Luís Guerrinha.

Sempre a Inovar, Sempre a Acreditar!

3ª Sessão de Formação em Setúbal - Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo

6 junho 2023

A equipa do PCRE – Programa Regressar, iniciou a semana em Setúbal, para a realização de uma excelente Sessão de Formação – Programa Regressar, na Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo – Serviço de Formação de Setúbal.

Esta é a terceira sessão, num total de 18, que o PCRE irá realizar em todo o território nacional, para estabelecer novas estratégias com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Terminamos a nossa missão com a Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo, agradecendo à Delegada Regional, Dra. Isabel Henriques pelo envolvimento e excelente organização, bem como todo o apoio do Diretor e Diretora Adjunta, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, respetivamente, Dr. José Paulo e Dra. Luísa Oliveira.

Um agradecimento à Diretora de Serviços, Dra. Alice Brandão, por nos apoiar incondicionalmente desde a primeira hora.

Sempre a Acreditar!

Revista Comunidades – Destaque ao Programa Regressar

1 junho 2023

Artigo de Opinião do Diretor Executivo do PCRE, José Albano.

2ª Sessão de Formação em Santarém - Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo

31 maio 2023

Decorreu na tarde do 31 de Maio, no Serviço de Formação de Santarém, uma Sessão de Formação – Programa Regressar, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Assistiu-se a uma sessão bastante dinâmica, com muita participação e que pretendia acima de tudo, explicar as novas alterações do Programa Regressar, bem como, reforçar toda a rede de parceiros existentes em todo o território nacional.

Obrigado à Delegada Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo, Dra. Isabel Henriques pelo envolvimento e excelente organização, bem como, todo o apoio da Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, Dra. Conceição Duarte.

Sempre a Acreditar!

1ª Sessão de Formação em Alverca - Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo

31 maio 2023

Dia 31 de Maio, o Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante – Programa Regressar, escolheu Lisboa para o arranque de 18 Sessões de Formação a realizar em todo o território nacional, com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Excelente sessão de formação – Programa Regressar, na Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo – Serviço de Formação de Alverca.

O PCRE, irá percorrer todo o território nacional para estabelecer novas estratégias com os dirigentes do IEFP e Gabinetes de Inserção Profissional.

Um agradecimento à Delegada Regional, Dra. Isabel Henriques pelo envolvimento e excelente organização, bem como, todo o apoio do Diretor e Diretora Adjunta , do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca e Alverca, respetivamente, Dr. Mário lobo e Dra. Ana Lopes.

Sempre a Acreditar!

Jornal de Notícias destaca Programa Regressar

30 maio 2023

Testemunho de uma Portuguesa que realizou o seu sonho, com o regresso a Portugal.

Obrigado Susana Filipe por partilhar com o mundo o seu sentir. Felicidades para o futuro.

Sempre a Acreditar, Lado a Lado com todos os Portugueses!

Programa Regressar, MTSSS e IEFP em Pontault Combault

27 e 28 maio 2023

Uma festa que juntou mais de 30 mil Portugueses, onde além do Diretor do PCRE – Programa Regressar, José Albano, participaram o Secretário de Estado da Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, o Embaixador Geral de Portugal em França, o Cônsul-geral de Portugal em Paris e outras diversas entidades.

Programa Regressar promovido na Fête Franco-Portugaise em Pontault Combault, onde podemos divulgar medidas do Instituto de Emprego e Formação Profissional e com a presença do Adido da Segurança Social, Pedro Pacheco, ajudar os portugueses a resolverem problemas com que se deparam na Segurança Social.

Excelente organização da Associação Portuguesa Cultural e Social da Vila de Pontault Combault.

Foi possível fazer centenas de atendimentos e conversar com centenas de Portugueses, com o objetivo de ajudar no seu regresso a Portugal.

Sessão de Apresentação da Equipa do PCRE no Consulado-Geral de Portugal em Bordéus

26 maio 2023

Valorizando e reforçando a pareceria com a rede diplomática para estabelecermos estratégias de apoio ao regresso dos nossos emigrantes, assim como apoio a todos os Portugueses que não querendo regressar, podem usufruir dos serviços do Adido da Segurança Social, Pedro Pacheco.

Excelente debate de ideias com o Cônsul, Mário Gomes.

Programa Regressar, MTSSS e IEFP em Bordéus

26 maio 2023

Um dia junto dos nossos, num verdadeiro ambiente de Festa, onde além do Diretor do PCRE – Programa Regressar, José Albano, participou o Secretário de Estado da Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo e o Cônsul-geral de Portugal em Bordéus, Mário Gomes, bem como, os Presidentes de Câmara da Paredes e Arcos de Valdevez.

Não existem palavras que possam expressar o que sentimos em cada palavra, cada ação , cada abraço , pois a alegria com que somos recebidos , demonstra bem a satisfação destes nossos emigrantes guerreiros e corajosos.

Foi possível contactar com milhares de Portugueses em Bordéus. Rever conterrâneos e amigos e tivemos ainda tempo para provarmos a maravilhosa gastronomia portuguesa.

Obrigado Bordéus por nos darem ainda mais força para continuarmos a apostar no vosso regresso.

Marché Portugais de Cenon, Bordéus.

PCRE – Programa Regressar realiza Sessões de Esclarecimento em Paris e Bordéus 26 a 28 de maio

maio 2023

Entre 26 e 28 de maio vai ser realizada visita formal do Programa Regressar, às cidades de Bordéus e Paris, em parceria com a Delegação da Câmara de Comércio e Indústria franco-portuguesa (CCIFP) para a região Nouvelle-Aquitaine e o Consulado-Geral de Portugal em Bordéus, bem como, com a Association Portugaise Culturelle et Sociale de Pontault-Combault (APCS) e o Consulado-Geral de Portugal em Paris.

Ao Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano e sua equipa, junta-se ainda o Adido de Segurança Social, Pedro Vasco Pacheco, que irá prestar informações sobre pensões, prestações, carreiras contributivas de Portugal.

Do programa da visita constam as seguintes Sessões Públicas:

  • Dia 26 de maio, sexta-feira, das 17h às 22h: Recinto Marché Portugais de Cenon, Bordéus.
  • Dia 27 e 28 de maio, das 10h às 22h: Fête Franco-Portugaise em Pontault-Combault, Paris

Diretor Executivo do PCRE, José Albano recebe Menção de Honra ao Mérito

maio 2023

Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante, José Albano, foi homenageado pela AFCHL – Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, com sede no Brasil, com uma Menção de Honra ao Mérito.

Segundo o Embaixador Cultural da AFCHL em Portugal, o diploma foi atribuído em virtude do “trabalho desenvolvido em prol das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e na valorização de Portugal no estrangeiro, bem como pela sua dedicação incansável na defesa dos valores humanos, cívicos e morais”.

Constitui para nós uma honra este reconhecimento, e um incentivo extra para o desempenho das nossas ações no “Programa Regressar”.

Um agradecimento à Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina.

Testemunho dia Mãe - Mariana Ferreira Silva

7 maio 2023

Mais uma Mãe Feliz, por Regressar ao seu País

“A maternidade e a recente pandemia Covid-19 mudaram a nossa perspetiva de vida.

Depois de 7 anos a residir em Londres, onde vivi e trabalhava como Enfermeira Especialista em Haemato-Oncologia, decidi regressar ao meu País e embarcar num novo desafio pessoal e profissional.

Embora a motivação maior tenha sido a distância e a saudade das nossas raízes e família, não escondo que o apoio e estímulo financeiro do Programa Regressar, teve algum peso na nossa decisão final.

A Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo tem sido incansável connosco, ajudando durante todo o processo e esclarecendo todas as nossas dúvidas.

Tivemos recentemente a aprovação da nossa candidatura e sentimos que foi uma excelente ajuda a estabelecermo-nos novamente no nosso País.

Embarcamos agora, eu, o meu marido e a nossa filha, em novos projetos profissionais (Boutiques Aliby), aventuras familiares e aproveitando o melhor que Portugal tem para oferecer.”

Testemunho dia da Mãe - Celine de Brito

7 maio 2023

Ainda no Dia da Mãe, o Programa Regressar, partilha mais um testemunho de satisfação, referente a Celine de Brito…

Celina de Brito, Consultora Imobiliária, nascida em Paris, veio concretizar o sonho de viver em Portugal e iniciar atividade em Alcácer do Sal.

Veio acompanhada com o marido, de nacionalidade francesa e com dois filhos de 13 e 9 anos.

Filha de emigrantes portugueses, iniciou a sua atividade em Lisboa através de uma empresa francesa e posteriormente deslocou-se para o Interior do País, para iniciar novo desafio profissional na área imobiliária, concretamente em Alcácer do Sal,

Teve conhecimento do Programa Regressar e candidatou-se aos incentivos financeiros no âmbito do Programa e considera que foi um apoio muito importante na sua instalação em Portugal.

Dois dedos de conversa, onde a felicidade da Celine, foi contagiante, transmitindo-nos uma mensagem de total satisfação, onde a mudança para Portugal, cujo o principal objetivo era garantir um ambiente seguro para os seus filhos, foi conseguido, em simultâneo com a sua realização profissional e familiar.

Testemunho dia da Mãe - Susana Filipe

7 maio 2023

No Dia da Mãe, o Programa Regressar, conversou com a Susana Filipe – Diretora Executiva Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade em ÉVORA.

47 anos, casada com cidadão Português, também Investigador, 2 filhos de 12 e 6 anos de idade, nascidos na Áustria.

Viveu mais de 15 anos no Estrangeiro, tendo trabalhado na Alemanha, Áustria e Emirados Árabes Unidos.

Percurso profissional em Institutos de Investigação como o Instituto Alemão Max Planck Institute e várias Empresas Multinacionais nas áreas da Indústria Química, Polímeros e Reciclagem. Trabalhou inicialmente como investigadora e depois como gestora de equipas de investigação multinacionais e multidisciplinares.

Regressou a Portugal em 2021 com o desejo de usar a sua experiência anterior para trabalhar na área da Sustentabilidade, Gestão e Valorização de Recursos Naturais e Ambiente.

O primeiro desafio em Portugal consistiu no Startup e Gestão de um laboratório da Fraunhofer Portugal, vocacionado paro o desenvolvimento de tecnologia e soluções aplicadas para os desafios na Agricultura Inteligente, Gestão de Água e Valorização de Resíduos.

Desde Março, é Diretora Executiva do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade. A missão será agora juntar o conhecimento dos centros de investigação MED (Universidade de Évora), cE3c (FCUL) e CENSE (UNL), decisores políticos e outros atores importantes da Indústria, Agricultura e Sociedade, de modo a alavancar o desenvolvimento de Políticas Públicas que contribuam para uma melhoria do ambiente, sustentabilidade e competitividade económica de Portugal.

Conforme referiu durante a conversa com a equipa do Programa Regressar:

“Os incentivos proporcionados pelo Programa Regressar foram obtidos de modo célere e eficiente. A informação disponibilizada nas plataformas e site do Programa Regressar e o apoio profissional à candidatura através do Sr. Nuno Alas (IEFP Évora) facilitaram e muito o processo de candidatura e a obtenção dos benefícios.”

“Um agradecimento pela conversa agradável e pelo vosso interesse genuíno em querer melhorar o processo e acompanhar quem regressa. É bom conhecer as caras por trás das boas iniciativas e poder ajudar a divulgar iniciativas e projetos positivos como este”.

Reunião Adidos - Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 maio 2023

No dia em que celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a manhã começou da melhor forma, numa reunião com os nossos Adidos da Segurança Social

A missão do PCRE – Programa Regressar é ajudar a regressar os nossos emigrantes portugueses e seus familiares, contando também para cumprir com esse desidrato com o apoio dos nossos parceiros e neste caso concreto com o ISS e a equipa dos nossos Adidos da Segurança Social, colocados na Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo e Londres.

Numa reunião onde foram debatidos diversos pontos de vista e planeadas estratégias para implementar no terreno a curto prazo, pudemos igualmente fazer uma avaliação das metas que alcançamos no Programa Regressar nestes últimos 6 meses, enriquecidos por toda a história do Regressar desde a sua criação.

+ 𝟕𝟖𝟎𝟎 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬
+ 𝟏𝟑𝟏𝟎𝟎 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐣á 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬
+ 𝐝𝐞 𝟏𝟖𝟎𝟎𝟎 𝐩𝐨𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐚𝐧𝐠𝐢𝐝𝐚𝐬

Sempre a Inovar. Sempre a Acreditar!

Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 maio 2023

Neste dia a equipa do PCRE falou com Isabel Gregório, Professora de língua e cultura portuguesa, que vai regressar brevemente a Portugal, recorrendo ao Programa Regressar

“Chamo-me Isabel Gregório e encontro-me a lecionar Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro. Estou colocada na Coordenação de Ensino da Suíça, nas cidades de La Chaux-de-Fonds e Porrentruy, cantões de Neuchâtel e Jura, respetivamente. Embarquei na magnífica aventura do EPE (Ensino do Português no Estrangeiro), em 2005, quando obtive colocação na África do Sul. Mais tarde, seguiram-se Namíbia e Suíça.”

“Em 2013, a colocação na Coordenação de Ensino da Suíça permitiu-me continuar a alargar os meus horizontes tanto em termos profissionais como pessoais. No entanto, razões de ordem familiar conduziram-me a uma importante tomada de decisão, a de regressar a Portugal, já no final do presente ano letivo. Ao tomar tal decisão, uma questão se levanta… a de continuar a minha atividade profissional no meu país. A este propósito, posso adiantar que pretendo continuar a dedicar-me ao ensino, mas não ao nível do Ministério da Educação. Como o pretendo fazer? Ainda não amadureci totalmente a ideia. Logo que tenha algo de concreto, tenciono recorrer ao Programa Regressar e verificar de que forma me poderá ajudar.”

A língua Portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul (Mercado Comum do Sul).

PCRE, reúne com Adido SS e PARSUK

4 maio 2023

Reunião do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante, com o Adido da Segurança Social, Renato Tiago e a PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the UK, na pessoa do seu Presidente, Diogo Martins e Raquel Martins.

A PARSUK é uma associação independente, que tem como objetivo representar e defender os interesses investigadores e estudantes Portugueses no Reino Unido.

Foi possível estabelecer estratégias coletivas de atuação no Reino Unido, assim como preparar algumas sessões de Informação/Formação junto da comunidade Portuguesa em Londres e Manchester, em parceria com a rede diplomática e a PARSUK.

Sempre ao Lado dos Portugueses.

Reunião com o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), Dr. Luís Alberto Silva

26 abril 2023

A UMP, assume-se como parceira no Pacto de Cooperação para a Solidariedade Social, participando em representações nacionais e internacionais, tendo sido avaliado a possibilidade de melhorar a parceria com o PCRE – Programa Regressar, através de um protocolo de cooperação, baseado na divulgação das medidas e benefícios do Programa Regressar, junto dos nossos emigrantes.
Sempre a Inovar. Sempre a Acreditar!

Sessão de Apresentação em Zurique

26 março 2023

Zurique foi a Cidade escolhida para terminar a nossa Jornada, numa sessão bastante participada.
Foram dias fabulosos, numa caminhada Sem Fronteiras, para chegar aos nossos emigrantes Portugueses.
O nosso bem haja ao Cônsul, Dr. Gonçalo Motta, pela organização e apoio constante e que permitiu o sucesso da jornada.
Inovamos, Acreditamos e sabemos que o sucesso da nossa missão, será o sucesso de todos os Portugueses.

Visita à Associação Portuguesa em Genebra

25 março 2023

E porque os Portugueses gostam de um bom bailarico, não podíamos deixar de visitar a Associação de Trabalhadores Portugueses em Genebra, fundada em Novembro de 1974 – ADTPG.
A União da comunidade portuguesa, é contagiante e mais convictos nos sentimos em continuar a nossa missão, para ajudar a regressar os nossos emigrantes a Portugal.

Sessão de Apresentação na Missão Católica Portuguesa em Genebra

25 março 2023

Programa Regressar apresentado no fim da tarde na Missão Católica Portuguesa em Genebra.
Um agradecimento ao Padre Miguel e à Mara Simoes, pela oportunidade criada.
Não havia melhor forma de terminar o dia no meio de tanta gente boa.
Continuar a Inovar, Sempre a Acreditar!

Sessão de Esclarecimento em Renens

25 março 2023

Renens – Suíça, numa Casa cheia de emigrantes Portugueses, com a presença do Cônsul de Portugal em Genebra, Dr. Bruno Moreira, a quem agradecemos o excelente apoio e organização da nossa sessão.
Magnífica Sessão de Esclarecimento, de onde saímos de coração cheio e com certezas que vamos a ajudar muitos Portugueses a voltar a casa.
Suíça lidera os País que mais emigrantes Portugueses têm regressado ao nosso País e estamos convictos que esta tendência irá manter se.
Um agradecimento a todos e um abraço ao Dr. Paulo Gomes, Presidente da AGRAPS, Associação dos Graduados Portugueses na Suíça.

Visita ao Salão do Livro

25 março 2023

Visita ao Salão do Livro na Palexpo, em Genebra, para conversar com os nossos emigrantes portugueses e partilhar experiências com a Coordenadora do Instituto de Camões na Suíça, Dra. Lurdes Gonçalves, cujo excelente trabalho, tem permitido o Ensino do Português no estrangeiro.

Sessão de Apresentação em Berna

24 março 2023

Sessão de Apresentação do Programa Regressar e medidas do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., na Embaixada de Portugal na Suíça – Berna.
Suíça é o País que lidera o ranking de candidaturas ao Programa Regressar, com mais de 1550 candidaturas.
Excelente participação.
Agradecimento ao Sr. Embaixador Júlio Vilela e sua equipa, bem como à Adido da Instituto da Segurança Social, Dra. Cristina Ribeiro.

Receção do PCRE na Residência Oficial do Embaixador em Berna

24 março 2023

Receção da Equipa do PCRE, Programa regressar e do IEFP, na Residência Oficial em Berna, pelo Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela e esposa.

Equipa PCRE - Programa Regressar e o IEFP, realizam Sessões Públicas de Esclarecimento em Berna | Genebra | Zurique

24, 25, 26 março 2023

Entre 24 e 26 de março será organizada pela primeira vez uma visita formal do Programa Regressar e do IEFP, às cidades de Berna, Genebra e Zurique, em parceria com a Embaixada de Portugal na Suíça.

Com o objetivo de promover o Programa Regressar e outros programas de emprego, bem como divulgar as suas medidas e benefícios, junto das comunidades portuguesas, da rede consular e de representantes de diversas associações em Berna, Genebra e Zurique, a equipa do Ponto de Contacto para o Regresso ao emigrante e o IEFP, realizarão diversas ações.

Ao Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, Dr. José Albano e sua equipa, junta-se ainda o Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Dr. Paulo Langrouva.

Enquadrado no âmbito da Ação Sem Fronteiras que o Programa Regressar tem realizado de norte a sul do País e na Europa, estas sessões públicas de esclarecimento, revelam-se essenciais, quer para a divulgação das medidas integradas no Programa Regressar, quer também pela oportunidade que se cria junto das comunidades portuguesas, para obterem esclarecimentos muitas vezes necessários para que a candidatura possa ser feita de forma correta.

Do programa da visita constam as seguintes Sessões Públicas:

  • Dia 24 de março, sexta-feira, pelas 17 horas: Embaixada de Portugal, 1º piso (sala de conferências da UNIA), Weltpoststrasse 20, Berna.
  • Dia 25 de março, sábado, pelas 15 horas: Sala de Espetáculos de Renens (na sala de la Buvette), Rue de Lausanne 37, Renens
  • Dia 26 de março, domingo, pelas 15h30: Salão da Gemeineshaftszentrum de Buchegg, Bucheggstrasse 93, Zurique

A realização destas visitas a Berna, Genebra e Zurique por parte do PCRE – Programa Regressar e do IEFP, têm ainda como estratégia, aprofundar a troca de informação e de boas práticas, bem como potenciar a importância do apoio que Portugal oferece aos seus emigrantes que pretendam regressar a território nacional, em condições de segurança e conforto.

Participe e inscreva-se para qualquer uma das sessões em causa, consultando o seguinte link: Programa Regressar na Suíça – Notícias – A Embaixada – Embaixada de Portugal na Suiça (mne.gov.pt)

Sessões Publicas do Programa Regressar na Suíça

23 março 2023

Visita à Feira da Futurália, destinada aos nossos jovens, onde existem milhares ofertas formativas, sendo que o IEFP esteve representado, com uma excelente equipa técnica para demonstrar a qualidade da formação disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Sessões Publicas do Programa Regressar na Suíça

março 2023

Este mês o Ponto de Contacto para o Regresso do emigrante, estará na Suíça, onde irá apresentar as medidas e benefícios do Programa Regressar, à imensa comunidade portuguesa local, em sessões que decorrem em Genebra, Berna e Zurique.

Além da equipa e das autoridades que nos vão acompanhar, gostávamos de enaltecer a excelente parceria que o PCRE – Programa Regressar conseguiu estabelecer com o Jornal Gazeta Lusófona na Suíça, permitindo sempre uma divulgação atempada das iniciativas a realizar pelo Programa, junto da comunidade portuguesa nesse País helvético e em outras partes do globo.

Programa das 3 sessões divulgado brevemente.

Conversa com a Empresária Suneiza Ferreira

8 março 2023

Ao terminar a nossa jornada no dia de ontem, que fizemos questão de nos dedicarmos às nossas empresárias mulheres, não podíamos deixar de conversar com a Jovem Suneiza Ferreira, que criou a sua própria empresa em Vila Nogueira de Azeitão – Setúbal, ao abrigo do Programa Regressar.

“O Programa Regressar deu-me a possibilidade de voltar ao meu país…para estar mais perto da minha família.”

“Vivi em Inglaterra durante vários anos com o meu companheiro, também ele português e a vontade era partilhada pelos dois. Completámos os nossos estudos em Inglaterra, iniciámos a nossa carreira fora de Portugal e tínhamos a ambição de poder criar o nosso próprio emprego no nosso país.”

“Atualmente utilizamos a nossa rede de contactos que construímos ao longo dos anos para prestar serviços a empresas ligadas ao setor da educação, além de darmos formação somos também consultores para diversas universidades e oferecemos apoio nas áreas do marketing digital e recrutamento”.

“A vontade de voltarmos ao nosso País pesou na nossa decisão, mas o que nos atraiu mais, foi claramente os benefícios fiscais e o apoio financeiro que obtivemos para regressar a Portugal”.

“O processo foi relativamente simples e tivemos a oportunidade de receber assistência telefónica numa primeira fase e depois através de email.”

“Em poucas semanas recebemos uma resposta positiva o que nos deixou imensamente satisfeitos, visto que pensávamos inicialmente que o processo se fosse prolongar por mais tempo. O atendimento dos profissionais do IEFP foi excelente, conseguimos sempre obter respostas para as nossas dúvidas, mas o que mais me impressionou foi mesmo a forma como o IEFP agilizou o procedimento de candidatura, apesar de alguns documentos terem sido necessários, foi extremamente fácil obter os mesmos ou equivalentes, os quais foram imediatamente aceites.”

“Recomendo a qualquer jovem que esteja a viver fora de Portugal que se candidate ao Programa Regressar se a sua intenção é regressar ao País. Além de ser uma janela que se abriu, as propostas do Programa são altamente atrativas do ponto de vista financeiro”.

O périplo do PCRE passou no Dia da Mulher também por Setúbal

8 março 2023

Isabel Duarte é licenciada em Direito, mas sempre trabalhou em empresas da área tecnológica. Regressou a Portugal com o apoio do Programa Regressar e agora trabalha a partir de casa em AZEITÃO – SETUBAL.

No seu percurso de emigrante percorreu meia dúzia de países. Desde França, República Checa, Eslovénia, Irlanda, Emirados Árabes Unidos e Canadá.

O facto de ser filha única, tornavam cada partida cada vez mais difícil. Começou a sentir necessidade de estar mais próxima da família.

Em 2020, ela e o seu companheiro irlandês, começaram a pensar em regressar para Portugal. Foi então que leu sobre o Programa Regressar.

“O facto de o Governo Português estar a criar condições para atrair os emigrantes de volta pareceu bastante interessante.”

A partir do momento da decisão, Isabel começou a tratar do processo.

O passo seguinte foi reunir toda a documentação. A partir daí foi rápido “consegui completar o processo totalmente online, a decisão foi rápida e o pagamento do subsídio foi feito em tranches. Ajudou-nos a cobrir as despesas de deslocação e de mudanças (que são bastantes no caso de uma mudança transatlântica). “

Satisfeita com o regresso a casa e à sua vila, Isabel Duarte sente que valeu a pena.

PCRE marca presença no 45° Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortimão 2023

8 março 2023

Equipa do Ponto Contacto para o Regresso do Emigrante – Programa Regressar, foi apoiar com boa disposição, os colegas do IEFP no 45° Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortimão 2023.

Excelente organização!

Empresária Maria Fátima – Dia Internacional da Mulher

8 março 2023

Um dia especial dedicado a mulheres especiais e aqui está mais um testemunho de uma empresária apoiada pelo Programa Regressar.

Maria Fátima Costa Guerreiro Caetano, que esteve 38 anos em Lausanne, Suíça, regressou a Portugal e criou a sua própria empresa, Retrosaria “Agulha Mágica”, em Algoz, Algarve.

Sente uma satisfação no regresso às origens, tendo aproveitado o Programa Regressar.

A acompanhar a equipa do PCRE – Programa Regressar, estiveram os representantes do IEFP, Dr. Carlos Simões e Elizabete.

Dia INTERNACIONAL DA MULHER – Conversa com a Empresária Teresa Vieira

8 março 2023

O PCRE – Programa Regressar quis começar bem cedo o dia 8 Março, para comemorar o Dia INTERNACIONAL DA MULHER, de forma original, à conversa com mulheres especiais, cujo espírito guerreiro, permitiu-lhes conquistarem o seu próprio espaço, apoiadas pelo Programa Regressar, que lhes possibilitou concretizarem os seus sonhos, quer no regresso a Portugal, quer na criação da sua própria empresa.

Teresa Vieira é uma mulher portuguesa de sangue africano e de espírito no mundo. Artesã de muitas artes, cesteira, ceramista, designer de interiores, foi jornalista e tem quatro livros publicados.
O consumo consciente e sustentável, fazem parte do seu quotidiano, e em tudo o que se envolve deixa a marca da sua criatividade e originalidade.

Teresa Oficina de Artes (Teresa Oficina de Artes | Facebook).

Todas as suas peças têm o cunho da paixão e da gratidão o que as torna genuínas e exclusivas.

Esteve emigrada dez anos em Angola e três anos em Malta, quando regressou a Portugal, em 2019, com 57 anos, as oportunidades de emprego eram inexistentes.

Assim, arregaça as mangas e resolve regressar às origens, ao artesanato e à arte e cria o seu próprio posto de trabalho, abrindo uma pequena oficina, onde constrói as peças que vende, e dá aulas de cerâmica de autor e de cestaria em ALGÉS – LISBOA.

Teve conhecimento do Programa Regressar, no IEFP de Cascais, onde se inscreveu assim que chegou a Portugal. Candidatou-se de imediato e foi uma das contempladas com o subsídio que lhe foi atribuído.

Mas muito mais importante do que isso, foi encontrar num serviço da administração pública, que na maior parte dos casos são invisíveis ou sem rosto, palavras amigas, de força e encorajamento, e a voz da Paula …, sua interlocutora em todo o processo, sempre presente e disponível, que foi célere, atempado e bem-vindo.

“Agora com grande ânimo e alegria, aos 61 fui admitida na Faculdade de Belas Artes, onde me encontro a fazer a Licenciatura em Escultura, nunca é tarde para regressar, e nunca é tarde para recomeçar!” “Bem hajam mais uma vez pelo vosso apoio.”

O Programa Regressar iniciou a sua divulgação nos ecrãs do SIGA.

fevereiro 2023

Um sistema de informação para gestão do atendimento, dirigido a entidades com serviços de atendimento ao público, preferencialmente do setor da Administração Pública.

A partir de agora, enquanto espera a sua vez, pode ficar informado sobre as medidas do Programa Regressar.

Sempre a Inovar. Sempre a Acreditar!

24 fevereiro 2023

Reunião com o Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Dr. Paulo Langrouva, com o objetivo de reforçar a parceria existente, nomeadamente na procura de soluções para o ajustamento do Programa Regressar às necessidades sentidas pelos emigrantes portugueses, na ótica da procura de emprego.

Reunião AGRAPS

15 fevereiro 2023

Reunião de planeamento com a AGRAPS – Associação dos Graduados Portuguesas na Suíça, com o intuito de obtermos informação sobre as comunidades portuguesas residentes na Suíça.

Mudar para melhor é uma opção

15 fevereiro 2023

Procuramos diariamente novas dinâmicas, novas abordagens e acima de tudo autenticidade, para o Programa Regressar continuar a ajudar os nossos emigrantes Portugueses a regressarem a Portugal.
Hoje em reunião de trabalho com a apresentadora, Fátima Lopes, Mafalda Rocha e Maria José Martins “The Empower brands House” – “Imagens de Marca”.
Em estudo, Mudar para Melhor com o Programa Regressar, para concretizar sonhos!

Associação de Imigrantes Empreendedores procura Programa Regressar

8 fevereiro 2023

Programa Regressar reúne com Diretor, Geraldo Oliveira, da Associação de Imigrantes Empreendedores – Global Diáspora, para apresentação dos objetivos da Associação e esclarecimentos diversos sobre as medidas do Programa Regressar.

Focus Group no Consulado Geral de Lyon

30 janeiro 2023

Sessão que contou com a presença de jovens pós-doutorados e licenciados, que quiseram obter informação mais pormenorizada para os ajudar a decidir o regresso ao País. O trabalho de proximidade criado com as sessões, permitem obter um esclarecimento cabal às dúvidas dos participantes.

Houve igualmente alguns esclarecimentos sobre as medidas do Interior Mais e do Compromisso de Emprego Sustentável, tendo muitos assumido que aguardam a entrada em vigor do Empreender XXI para regressarem.

Para além dos vários emigrantes residentes na área do consulado, estiveram presentes representantes das associações de emigrantes residentes na França, e vários órgãos de Comunicação Social de referência na França.

Sessão Pública do Programa Regressar no Consulado Geral de Portugal em Lyon

30 janeiro 2023

Sessão de esclarecimento do Programa Regressar e medidas de emprego, no Consulado Geral de Portugal em Lyon – França, numa organização conjunta com a AGRAFr em Lyon.

Excelente diálogo, dominado por uma grande participação dos presentes. Numa sessão onde foram questões que permitem antever o regresso de mais emigrantes Portugueses, muito em breve.

Apresentação de Cumprimentos no Consulado Geral de Portugal em Lyon

30 janeiro 2023

Sessão de cumprimentos no Consulado Geral de Portugal em Lyon, com o Cônsul, André Cordeiro.

Excelente sessão de partilha de experiências e articulação de algumas estratégias para futuras ações a desenvolver em território francês.

Audiência com o Embaixador de Portugal em França

29 janeiro 2023

Receção na Embaixada de Portugal em França, numa audiência com o Exmo. Sr. Embaixador, José Augusto Duarte.

Abordagem às medidas e benefícios do Programa Regressar e algumas das medidas de Emprego, com o intuito de planificação de ações futuras em outras comunidades portuguesas no âmbito do território de abrangência das competências da Embaixada.

Receção na Câmara Municipal de Paris

29 janeiro 2023

Recebidos por Hermano Sanches Ruivo, onde obtivemos esclarecimentos sobre o funcionamento e principais diferenças entre os dois Países, em diversas áreas, havendo cada vez mais franceses a pretenderem sair do País e tendo Portugal como País de destino.

O Papel das Instituições Públicas e das cidades para a programação das escolas e associações

29 janeiro 2023

Diversos Focus Group no decorrer da manhã, que constitui uma oportunidade privilegiada para dar a conhecer uma iniciativa que procura incentivar os que tendo emigrado ou sejam lusodescendentes queiram agora vir trabalhar para Portugal e aqui viverem.

No esclarecimento permanente e presencial, demonstramos as potencialidades de Portugal e as novas oportunidades, valorizando o talento e competências de cada um dos nossos emigrantes.

Estados Gerais Luso descendência - Focus Group

28 janeiro 2023

Atendimento personalizado a dezenas de emigrantes, com o intuito de apresentarem casos individuais, com o objetivo de colocarem as suas situações concretas para aferir da possibilidade de usufruírem das medidas do Programa Regressar.

Alguns jovens com vontade de esclarecer as medidas de Emprego previstas para apoiar o seu regresso e como obter informação sobre ofertas de trabalho qualificadas.

Viver e Estudar em Portugal – Programa Regressar

28 janeiro 2023

Enquadrado nas áreas de intervenção do PCRE, houve lugar à Apresentação do Ensino Superior Português, por parte da Diretora da Agência Nacional do Erasmus+, Ana Cristina Perdigão, bem como a apresentação do Contingente Especial de acesso ao Ensino Superior (quota dos 7%), para candidatos emigrantes portugueses, familiares e luso descendentes, na pessoa de Jorge Costa em representação da DGES.

Foi possível estabelecer um excelente debate e recolha de sugestões, onde o PCRE viu alargada a sua apresentação em torno de medidas que embora pertencendo a outras entidades, fazem parte das áreas que os emigrantes podem beneficiar.

Secretário de Estado do Trabalho Preside à Sessão de Abertura da 4ª Edição dos Estados Gerais Luso descendência

28 janeiro 2023

No final da manhã, foi possível ao PCRE fazer alguns esclarecimentos no Focus Group a alguns emigrantes, nomeadamente pós-graduados portugueses residentes na França, bem como, investigadores, professores, engenheiros, gestores e consultores das mais diversas áreas.

Nesta sessão, para além do Diretor Executivo, José Albano e da técnica superior Isabel Jorge da equipa do PCRE, participou igualmente o Vogal do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Paulo Langrouva.

O alinhamento de cada sessão de informação/sensibilização consistiu na apresentação das medidas de apoio integradas no Programa, nomeadamente, a divulgação de ofertas de emprego, a mobilidade geográfica (Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal), medidas de Emprego (Interior Mais e Compromisso de Emprego Sustentável), o prolongamento do benefício fiscal com a aprovação do OE|2022, bem como, o esclarecimento das questões colocadas pelos diversos participantes.

Consulado Geral de Portugal em Paris e a AGRAF – Association des Diplômés Portugais en France

27 janeiro 2023

Ação dirigida a cidadãos portugueses residentes na área de jurisdição desse Posto Consular, entidades públicas e privadas, bem como, aos funcionários consulares que prestam informações sobre o Programa Regressar, jovens pós-graduados e dirigentes associativos.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Fontes, para além do Diretor Executivo, José Albano e da sua equipa do PCRE, estando igualmente presente o Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Paulo Langrouva, tendo presidido à abertura da sessão, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris.

No final da sessão houve oportunidade de esclarecer individualmente diversos emigrantes interessados no regresso a Portugal, tendo oportunidade de colocar os seus casos particulares e receber os esclarecimentos necessários, sobre os apoios financeiros que o governo português disponibiliza através do Programa Regressar.

Reunião com o Cônsul-Geral de Portugal em Paris

27 janeiro 2023

Reunião entre o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e o Diretor Executivo do PCRE, José Albano e equipa técnica, bem como, o Cônsul-Geral Adjunto, Filipe Ramalho Ortigão, o Adido Social do CGP, Miguel da Costa, e o Adido da Segurança Social da Embaixada de Portugal em Paris, Pedro Pacheco.

Foram debatidas diversas formas de abordarmos as diferentes comunidades Portuguesas em França, uma vez que existe mais de 1 milhão de Portugueses em todo o País, justificando-se estabelecer estratégias dinâmicas para alcançar mais facilmente o publico alvo do Programa Regressar.

Equipa PCRE - Programa Regressar realiza Sessões de Esclarecimento em Paris e Lyon

27 a 30 janeiro 2023

Entre 27 e 30 de janeiro será organizada a primeira visita formal do Programa Regressar às cidades de Paris e Lyon, em parceria com a CAP MAGELLAN, AGRAFr – Associação de Diplomados Portugueses em França, e apoio do Consulado-Geral de Portugal em Paris, Consulado-Geral de Portugal em Lyon e do Adido de Segurança Social de Portugal em França, Pedro Vasco Pacheco.

Com o objetivo de promover o Programa Regressar e divulgar as medidas e benefícios, junto das comunidades portuguesas, da rede consular e de representantes de diversas associações em Paris e em Lyon, a equipa do Ponto de Contacto para o Regresso ao emigrante, realizará diversas ações.

Ao Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano e sua equipa, junta-se ainda o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que participam nestas iniciativas.

Enquadrado no âmbito da Ação Sem Fronteiras que o Programa tem realizado de norte a sul do País e na Europa, estas sessões de esclarecimento, revelam-se essenciais, quer para a divulgação das medidas integradas no Programa Regressar, quer também pela oportunidade que se cria junto das comunidades portuguesas, para obterem esclarecimentos muitas vezes necessários para que a candidatura possa ser feita de forma correta.

A realização destas visitas a Paris e Lyon por parte do PCRE – Programa Regressar, tem ainda como estratégia, aprofundar a troca de informação e de boas práticas, bem como potenciar a importância do apoio que Portugal oferece aos seus emigrantes que pretendam regressar a território nacional, em condições de segurança e conforto.

Programa Regressar e Secretaria de Estado das Comunidades juntas no planeamento.

19 janeiro 2023

Reunião com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo e sua equipa, Joao Paulo Beja e Cristina Coelho, para planeamento de estratégias conjuntas para a divulgação do Programa Regressar.

Um caso de sucesso do Programa Regressar

17 janeiro 2023

O Programa Regressar visitou o Ateliê da Teresa Vieira, uma artesã, que regressou às origens, do seu País e da sua paixão pela arte, ao abrigo do Programa Regressar. Nas palavras da artesã, “o apoio do programa permitiu-me concretizar um sonho antigo”.

Reunião do PCRE com a Associação CAP Magellan

13 janeiro 2023

Uma sessão fundamental para o planeamento de estratégias futuras para sessões com as comunidades portuguesas em França.

Reunião do PCRE com o Primeiro Secretário Executivo da CIM do Cávado

11 janeiro 2023

O Primeiro Secretário Executivo, Rafael Amorim, da Comunidade Intermunicipal do Cávado reuniu com a equipa do Programa Regressar para uma sessão de enquadramento e planeamento no âmbito da ação “Sem Fronteiras”.
Uma ação de apresentação e divulgação para entidades que podem ser parceiras no acolhimento e apoio ao regresso de emigrantes portugueses, que contou igualmente com a presença da Dra. Rita Silva.

Ação Sem Fronteiras visita Delegação Regional do Centro – IEFP

11 janeiro 2023

Equipa do Programa Regressar visita Delegação Regional do Centro em mais uma das suas ações Sem Fronteiras, com o objetivo de divulgar o Programa, enquanto medida de sucesso para o Regresso dos emigrantes portugueses.
Ações Sem Fronteiras são reuniões de apresentação e esclarecimento destinadas a entidades parceiras que colaboram no apoio ao regresso.
Uma sessão onde marcaram presença o Delegado Regional, Dr. António Costa, assim como a Sub delegada, Paula Antunes e a Diretora de Serviços de Emprego e Formação Profissional, Dra. Helena Neto.

“Ação Sem Fronteiras” chega a Lisboa e Vale do Tejo

10 janeiro 2023

Programa Regressar leva “Ação Sem Fronteiras” aos dirigentes da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, para apresentação das principais medidas e benefícios do programa e recolha de contributos para a melhoria dos mesmos.

Um agradecimento à Dra. Isabel Henriques – Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Sub-Delegada, Sandra Dias e toda a sua equipa.

Regressar visita Delegação de Lisboa do IEFP

10 janeiro 2023

Reunião de trabalho com a Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo.
Uma sessão onde marcaram presença a Delegada Regional, Dra. Isabel Henriques, a Dra. Alice Brandão, a Dra. Olga Ferreira, assim como a equipa técnica do Programa Regressar.
Registaram-se sugestões e partilha de experiências enriquecedoras, para planeamento futuro das estratégias do Programa Regressar.
Houve ainda tempo para conhecermos os alunos do Curso de Cozinha do Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa, acompanhados do Diretor, Dr. José Vitorino, registando-se uma magnifica experiência com o excelente trabalho desenvolvido pela cozinha pedagógica.

Gala de Apresentação da Associação Mais Lusofonia em Castelo Branco

6 janeiro 2023

Um encontro de coletividades e parceiros, onde a Equipa do PCRE – Programa Regressar pôde apresentar as suas medidas, a convite da Presidente e Vice-Presidente da Associação Mais Lusofonia, respetivamente Dra. Sofia Lourenço e Dr. Igor Lopes, numa noite que reuniu diversas entidades e parceiros:
Presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Martins Rodrigues;
Embaixadora e cônsul-geral de Angola em PT, Vicência de Brito;
Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF);
João Morgado, presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral;
Presidente do Conservatório de Música de Castelo Branco;
Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Dr. António Fernandes;
Clara Marques, presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal da Praia e muitas outras coletividades que enriquecem o trabalho com a comunidade lusófona.

Equipa do PCRE - Programa Regressar, Visita ao Balcão do Migrante da Associação Mutualista Covilhanense

6 janeiro 2023

Reunião com o Presidente, Dr. Nelson Silva, a Coordenadora do Departamento de Inovação Social, Dra. Paula Pio, a Dra. Sandra Invêncio e a Dra. Paula Charro, com vista à definição de estratégias para o futuro, relacionadas com o Programa Regressar, reforçando assim o trabalho de parceria.

Equipa do PCRE promove reunião com a AGRAFr e o Adido da Segurança Social com representação diplomática de Portugal em França

5 janeiro 2023

Reunião realizada com a Associação dos Graduados Portugueses em França – AGRAFr, representada pela Dra. Virgínia Andrade, e o Adido da Segurança Social que integra a representação diplomática de Portugal na França, como ponto focal do Instituto de Segurança Social (ISS) na rede consular portuguesa, Dr. Pedro Pacheco.

Preparação de diversas iniciativas destinadas à divulgação das medidas e benefícios do Programa Regressar, para os nossos emigrantes na França.

Graduados portugueses no estrangeiro refletiram sobre o regresso a Portugal

30 dezembro 2022

Que medidas tem o governo português para incentivar o regresso dos graduados portugueses a viver no estrangeiro e que desafios se colocam a quem pensa no regresso, foram alguns dos assuntos em reflexão, num debate que contou com experiência de portugueses que partiram à descoberta de oportunidades pelo mundo.

Foi assim que decorreu no passado dia 27 de dezembro, a 10ª edição do Fórum GraPE, Associação de Graduados Portugueses no Estrangeiro, que decorreu online, e que contou pela primeira vez com a presença do Programa Regressar. José Albano Marques, Diretor Executivo do Programa, no papel de orador convidado, apresentou o programa, explicou as medidas e ajudou a esclarecer dúvidas de quem pensa em regressar.

Este ano, o evento que reúne a diáspora qualificada portuguesa com o intuito de partilhar experiências profissionais e debater questões cruciais sobre o futuro do País e dos seus cidadãos, contou com as presenças da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, entre outros, que contribuíram para o debate alargado

Equipa do PCRE marca presença na Fronteira de Vilar Formoso para apresentar medidas do Programa Regressar em Ação Natal Sem Fronteiras

20 dezembro 2022

No passado dia 17 de dezembro a Equipa do PCRE – Programa Regressar, através da Ação Natal Sem Fronteiras, marcou presença na Fronteira de Vilar Formoso, para receber os emigrantes e apresentar as medidas do Programa.

Participaram nesta ação Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, Paulo Langrouva, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, o Diretor Executivo do Programa Regressar, José Albano Marques e o Deputado na AR, António Monteirinho.

Uma ação de divulgação e contacto com os emigrantes que nesta época festiva regressam a Portugal para se reunirem com família e amigos.

Através do contacto direto com portugueses emigrados, foi possível transmitir informação sobre os benefícios e medidas do Programa Regressar para todos os que pretendam regressar definitivamente ao seu País.

“Programa Regressar” recebe emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

16 dezembro 2022

No próximo dia 17 de dezembro, entre as 15h e as 18h, a equipa do Programa Regressar estará na fronteira de Vilar Formoso, numa ação de divulgação e contacto com os emigrantes que nesta época festiva regressam a Portugal para se reunirem com família e amigos.
Nesta ação – “Natal Sem Fronteiras” – pretende-se, através do contacto direto com portugueses emigrados, transmitir informação sobre os benefícios e medidas do Programa Regressar para todos os que pretendam regressar definitivamente ao seu País.
O Programa Regressar surgiu num período de recuperação da economia e do mercado de trabalho em Portugal para incentivar o regresso dos emigrantes e seus familiares e dar resposta à falta de mão de obra no nosso País. Atualmente, abrange mais de 14 mil pessoas.
Participam nesta ação Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, e Paulo Langrouva, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP e o Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante | Programa Regressar, José Albano.

Equipa do PCRE promove reunião para planeamento e definição de estratégias com a CIM do Médio Tejo

10 dezembro 2022

No passado dia 9 de dezembro, a Equipa do PCRE, promoveu uma reunião de Planeamento e definição de Estratégias com a CIM do Médio Tejo

Grande recetividade demonstrada pelo Primeiro Secretário Executivo da CIM Médio Tejo, Dr. Miguel Pombeiro, no que diz respeito ao estabelecimento de uma forte parceria de divulgação e sensibilização para a importância do Programa Regressar e seus objetivos, junto dos Autarcas e restantes entidades do respetivo território de atuação.

Além da apresentação dos elementos do PCRE – Programa Regressar, do estabelecimento de estratégias, registou-se uma importante troca de experiencias e contributos, que permitem enriquecer as medidas do Programa.

Equipa do Ponto de Contacto de Regresso para o Emigrante reúne-se com a Delegação Regional do Norte do IEFP em Braga

7 dezembro 2022

No passado dia 7 de dezembro, a equipa do Ponto de Contato de Regresso para o Emigrante, reuniu com os dirigentes da Delegação Regional do Norte do IEFP, em Braga.

No âmbito da ação “Sem Fronteiras a Equipa do Programa Regressar, apresentou as principais medidas e benefícios do Programa e recolheu contributos para a sua melhoria.

Um sessão bastante participada, onde a partilha de experiências foi enriquecedora.

A Delegação Regional do Norte, representa mais de 45% das candidaturas entradas no País.

Após a apresentação do Programa por parte da Técnica Superior do PCRE, Dra. Isabel Jorge, o Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano, agradeceu a todos a magnifica colaboração, empenho e determinação tida para com o programa, contribuindo desta forma para o seu sucesso, deixando um agradecimento sentido, à Dra. Carla Vale – Delegada Regional do Norte, Sub Delegado José Pedro Machado e toda a sua equipa.

PCRE - Programa Regressar, marca presença no PORTAL “10 Anos ASPPA” em Estugarda

26 novembro 2022

Dia 26 de Novembro, o Ponto de Contacto de Regresso para o Emigrante, realizou Sessão de Apresentação do Programa Regressar em Estugarda, a convite da ASPPA, Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, integrado na Celebração dos 10 anos – Fórum PORTAL 2022 – CELEBRAR 10 ANOS “REPENSAR O FUTURO PARA UMA DIPLOMACIA CIENTÍFICA”.

10 anos de muito voluntariado, com ricas experiências e vivencias que nos orgulham a todos como Portugueses e que demonstram que os nossos emigrantes portugueses não estão sozinhos.

“José Albano, agradece à Presidência da ASPPA, Viviana Silva a oportunidade criada para apresentar os benefícios das medidas do Programa Regressar, assim como a toda a equipa, pois estabeleceu-se um debate fundamental, onde orgulhosamente conhecemos emigrantes portugueses que brilham no estrangeiro, mas que queremos os seus talentos em Portugal ao serviço do País.”

Programa REGRESSAR realizou a 1ª “Ação Sem Fronteiras” em Estugarda

26 novembro 2022

Na manhã do dia 26 de novembro, o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Leandro Amado, deu as boas-vindas ao novo Diretor Executivo do Programa REGRESSAR, José Albano, e à Técnica Superior, Isabel Jorge, que se deslocaram à capital do Bade-Vurtemberga para realizar a primeira sessão extraordinária de esclarecimentos no estrangeiro ao abrigo da iniciativa “Ação Sem Fronteiras”, criada pelo novo dirigente.

Além de um grupo muito interessado de pessoas, estiveram igualmente o Ministro Conselheiro Ricardo Victória, o Conselheiro Social e a Adida para Assuntos Sociais e Segurança Social da Embaixada de Portugal em Berlim, Fernando Gonçalves e Joana Pausch, que aqui se deslocaram para o efeito.

A sessão foi muito esclarecedora e os participantes puderam apresentar os seus casos particulares, recebendo os esclarecimentos necessários, com vista à concretização do tão sonhado regresso a Portugal, com os benefícios que o Governo disponibiliza através do Programa REGRESSAR.

“O Consulado-Geral em Estugarda agradece ao Diretor Executivo do Programa REGRESSAR o facto de ter escolhido esta comunidade para o início do “Ação Sem Fronteiras”, aproveitando para lhe desejar muito sucesso pessoal e profissional no desempenho das suas funções.”

“José Albano, considerou que o Programa Regressar deve ser prioritário na agenda de todos os parceiros, não só a nível Nacional, mas também internacional, tendo encontrado nas pessoas do Cônsul-Geral, Leandro Amado, do Conselheiro Ricardo Vicória, do Conselheiro Social, Fernando Gonçalves e da Adida da Segurança Social, Joana Pausch, um dinamismo extraordinário e fundamental no sucesso da ação.”

Ação "Sem Fronteiras" Sessão de Apresentação Programa Regressar – Estugarda

26 novembro 2022

Equipa do PCRE reuniu com diversos parceiros e entidades da CIM do Alto Alentejo-CIMAA

23 novembro 2022

A Sessão “Sem Fronteiras”, decorreu nas instalações do Politécnico de Portalegre, no dia 23 de novembro, com os diferentes parceiros, para apresentação do Programa Regressar e planeamento de estratégias conjuntas.
É hora de Voltar a Casa. O País apoia o seu Regresso!

A equipa do Programa Regressar participou na 3ª edição do Work in Portugal

22 novembro 2022

No passado dia 22 de novembro, teve lugar a 3ª edição do Work in Portugal, inserido no âmbito das atividades desenvolvidas pela EURES – Rede Europeia de Emprego, um evento realizado online na plataforma europeanjobdays.eu.
Este evento de informação e recrutamento a nível europeu, visa:
dar um contributo para a resposta às necessidades de recrutamento prementes das empresas portuguesas;
promover Portugal enquanto destino para viver e trabalhar;
informar e aconselhar candidatos interessados em trabalhar (e viver) em Portugal;
fomentar o regresso a Portugal de cidadãos portugueses (e luso-descendentes) na diáspora.

Esta 3ª edição do Work in Portugal, contou com a presença de 30 empresas, 9 pontos de informação e 1812 participantes (candidatos a emprego), sendo que estiveram em divulgação 307 ofertas de emprego com 1042 vagas em aberto, num conjunto diversificado de áreas profissionais e níveis de qualificação, em diversos sectores de atividade.

Apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos - Delegação Regional do Alentejo do IEFP

21 novembro 2022

No âmbito da ação “Sem Fronteiras” a Equipa do Programa Regressar reuniu, no dia 21 de novembro, com a Delegação Regional do Alentejo, para apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

Da reunião foram identificados vários constrangimentos e apresentados contributos no sentido da melhoria de uma das medidas integradas no Programa Regressar.

Um agradecimento ao Dr. Arnaldo, Delegado Regional do Alentejo e respetivos Diretores:
Dra. Conceição Silva ; Dra. Madalena Dias; Dr. Nuno Alas; Dr. Noel Farinha; Dra. Graça Nunes; Dra. Paulo Caeiro e Dr. Francisco Costa.

Reunião online com a Associação Cap Magellan de Paris

18 novembro 2022

Programa Regressar reuniu online dia 18 de novembro com a Associação Cap Magellan, fundada em Paris a 24 de novembro de1992, sendo a primeira Associação de jovens lusófonos e lusófilos, que promove a língua portuguesa e a cultura lusófona.
O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.
Excelente partilha de experiências que se revelaram enriquecedoras para o sucesso da missão do Programa Regressar, numa dinâmica fantástica com a Delegada Geral da Cap Magellan, Dra. Luciana Gouveia e Dra. Alexandra Marques.

Equipa do PCRE reuniu com diversos parceiros e entidades da CIM do Baixo Alentejo-CIMBAL.

17 novembro 2022

A dinâmica do 1º Secretário da CIMBAL, Dr. Fernando Romba e sua equipa, foi fundamental na organização desta sessão de trabalho que decorreu no dia 17 de novembro, com os diferentes parceiros, para apresentação do Programa Regressar e planeamento de estratégias conjuntas.
O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.
“José Albano, considera que todos os parceiros, são a voz do Regressar e que devemos intensificar a cooperação com todos os organismos públicos e privados, para cumprirmos uma prioridade nacional. É Hora de Volta a Casa. O País apoia o seu Regresso!”

Apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

10 novembro 2022

“No âmbito da ação “Sem Fronteiras” a Equipa do Programa Regressar reuniu, no dia 10 de novembro, com a Delegação Regional do Algarve, em Faro, para apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.

Da reunião foram identificados vários constrangimentos e apresentados contributivos no sentido da melhoria de uma das medidas integradas no Programa Regressar, a MAREP – Medida de Apoio ao Regresso do Emigrante a Portugal, medida da responsabilidade do IEFP.

Como parceiros fundamentais, foi manifestada toda a disponibilidade pela equipa desta Delegação Regional, para articularmos esforços conjuntos para a divulgação do Programa Regressar no seu território de abrangência.

“José Albano, considera que a cooperação de todos os organismos públicos e privados, permite dar uma maior força a uma prioridade nacional.”

Um agradecimento à Dra. Madalena Feu – Delegada Regional do Algarve e Diretores:
Dra. Teresa Lobo; Dra. Sandra Azenhas; Dra. Ana Vieira; Dr. José Tocha”

Reunião com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para planeamento de estratégias conjuntas.

7 novembro 2022

Equipa do Programa Regressar reuniu no dia 7 de novembro com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, para planeamento de estratégias conjuntas.

O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.

Excelente colaboração manifestada pela Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Cristina Matos e Dr. João Paulo Beja, estando a ser programadas em conjunto, algumas iniciativas de impacto junto da Diáspora Portuguesa.

“José Albano, considera que a cooperação de todos os organismos públicos e privados, permite dar uma maior força a uma prioridade nacional.”

Reunião de planeamento e definição de estratégias com a CIM do Baixo Alentejo.

4 novembro 2022

No passado dia 4 de novembro, o Programa Regressar reuniu com o Primeiro Secretário Executivo da CIM do Alto Alentejo, via online.

Grande recetividade demonstrada pelo Primeiro Secretário Executivo da CIMBAL, Dr. Fernando Romba, no que diz respeito ao estabelecimento de uma forte parceria de divulgação e sensibilização para a importância do Programa Regressar e seus objetivos, junto dos Autarcas e restantes entidades do respetivo território de atuação.

“O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano, considera que a ação dos Autarcas nos seus territórios, é fundamental para chegarmos com a nossa mensagem a maior número de emigrantes portugueses.”

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE está a desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, com o intuito de sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, operacionalizou-se o agendamento da primeira ação na área de abrangência da CIMBAL.

Reunião de trabalho com os Adidos de Segurança Social, que integram as representações diplomáticas de Portugal na Alemanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça.

4 novembro 2022

No passado dia 4 de novembro, o Programa Regressar reuniu com aos Adidos da Segurança Social, via online.

As Comunidades Portuguesas nestes países passaram, a dispor de pontos focais do Instituto de Segurança Social (ISS) na rede consular portuguesa, numa iniciativa inédita, que visou aproximar o serviço público das pessoas que vivem e trabalham fora do país, na maioria dos casos há largos anos.

Na sessão marcou presença o novo Diretor Executivo do Ponto de Contacto do Regresso do Emigrante – Programa Regressar, Dr. José Albano e Dra. Isabel Jorge, Técnica Superior da Equipa do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante. Estiveram igualmente presentes a Dra. Gisela Matos, Dra. Helga Sousa, Dra. Joana Pausch (Alemanha), Dr. Pedro Pacheco (França), Dra. Susana Rosa (Luxemburgo), Dr. Renato Tiago (Reino Unido) e Dra. Cristina Ribeiro (Suíça).

Houve uma apresentação dos objetivos e estratégias de divulgação do Programa Regressar, bem como o planeamento de novas ações de esclarecimento na Europa.

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE irá desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, com o intuito de sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, a reunião revelou-se um sucesso em termos de operacionalização no agendamento de próximas atividades a desenvolver em articulação com toda a rede consular.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante apresenta Programa Regressar à empresa Stellantis

24 outubro 2022

No passado dia 24 de outubro, o Programa Regressar foi apresentado na empresa Stellantis em Mangualde.

Na sessão marcou presença o novo Diretor Executivo do Ponto de Contacto do Regresso do Emigrante – Programa Regressar, Dr. José Albano e Dra. Isabel Jorge, Técnica Superior da Equipa do PCRE.

Houve uma apresentação dos objetivos e medidas do Programa Regressar e de outras medidas de apoio à contratação do IEFP, pela Dra. Marta Rodrigues, Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu.

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE irá desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, para sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, assim como ouvir empresários e suas preocupações, tornando-os parceiros de excelência na dinâmica necessária para facilitar o regresso de todo o cidadão português que pelos mais diversos motivos, teve que sair do País.

José Albano, referiu que o Programa Regressar é um programa estratégico de apoio ao regresso de todos aqueles que, por qualquer razão, tiveram de sair do nosso País e agora querem regressar.

Quando dizemos aos nossos emigrantes que “Está na hora de Voltar a Casa”, estamos a dizer que o País apoia o seu regresso, assumindo que todos são importantes e que criámos melhores condições para que este regresso seja feito de forma estável, em segurança e com o conforto económico e financeiro necessários.

Stellantis representa o quarto maior grupo automóvel mundial, constituindo-se como uma referência não só em Mangualde, como em toda a região de Viseu, concelhos limítrofes e no mundo.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante no Luxemburgo

9 e 10 março 2022

Em colaboração com a Embaixada de Portugal no Luxemburgo, o diretor executivo do Programa Regressar, Joaquim Moura, apresentou presencialmente o Programa aos membros da comunidade portuguesa, nos dias 9 e 10 de março.

Nesse sentido tiveram lugar duas sessões públicas no grão-ducado, a primeira no Centro Cultural Português, no dia 9 de março e a segunda na sede da Associação Rancho Folclórico Províncias de Portugal em Esch-sur-Alzette, no dia 10 de março.

As sessões tiveram uma forte adesão, tendo sido esclarecidas inúmeras questões práticas sobre as medidas de apoio ao regresso que integram o Programa Regressar. De destacar que, na primeira sessão, participaram sobretudo dirigentes associativos, com o objetivo de desmultiplicar a informação transmitida,  junto da comunidade portuguesa que os contactem.

De salientar ainda que o bomdia.lu transmitiu em direto as duas sessões, tendo-se registado cerca de 11.000 visualizações. Poderá visualizar a entrevista dada pelo diretor executivo do Programa, ao mesmo órgão de comunicação social, em Joaquim Moura apresenta programa Regressar – YouTube

Sessão pública Programa Regressar – Balanço e Perspetivas

28 fevereiro 2020

No passado dia 11 de Fevereiro de 2020, realizou-se no Teatro Thalia em Lisboa a sessão pública Programa Regressar – Balanço e Perspetivas. Na sessão de abertura usaram da palavra o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita. De seguida o Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante (PCRE), Joaquim Moura, apresentou o balanço do trabalho realizado dos primeiros 6 meses de atividade do PCRE. Desta iniciativa fez  ainda parte o painel Experiências de Regresso a Portugal, o qual contou com os testemunhos de dois emigrantes abrangidos pelo Programa Regressar, bem como de representantes das entidades empregadoras onde exercem a sua atividade.
Encerrou a sessão a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante em Paris

28 fevereiro 2020

Com o objetivo de promover mais um conjunto de sessões de divulgação do Programa Regressar, uma equipa do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante – PCRE composta pelo seu Diretor Executivo e por um Técnico Superior, esteve na região de Paris a 1 e 2 de Fevereiro de 2020.
No sábado, teve lugar uma sessão em Champigny na Casa de Portugal e, no domingo, no salão da Paróquia Portuguesa de Gentilly que encheu para ouvir a apresentação do Programa Regressar, tendo a assistência colocado inúmeras questões práticas. A equipa do PCRE teve ainda oportunidade de ser entrevistada pelo Luso Jornal e pela Rádio Alfa.
Na organização desta deslocação o PCRE contou com a colaboração do Consulado Geral de Portugal em Paris.
Estão previstas ações semelhantes junto das Comunidades Portuguesas ainda durante o primeiro semestre de 2020, com deslocações do PCRE a Lyon, Genebra e Zurique.

Programa Regressar

.

.

.

.