Por favor ative o JavaScript para visualizar o Website corretamente.

Equipa PCRE - Programa Regressar realiza Sessões de Esclarecimento em Paris e Lyon

27 a 30 janeiro 2023

Entre 27 e 30 de janeiro será organizada a primeira visita formal do Programa Regressar às cidades de Paris e Lyon, em parceria com a CAP MAGELLAN, AGRAFr – Associação de Diplomados Portugueses em França, e apoio do Consulado-Geral de Portugal em Paris, Consulado-Geral de Portugal em Lyon e do Adido de Segurança Social de Portugal em França, Pedro Vasco Pacheco.

Com o objetivo de promover o Programa Regressar e divulgar as medidas e benefícios, junto das comunidades portuguesas, da rede consular e de representantes de diversas associações em Paris e em Lyon, a equipa do Ponto de Contacto para o Regresso ao emigrante, realizará diversas ações.

Ao Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano e sua equipa, junta-se ainda o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que participam nestas iniciativas.

Enquadrado no âmbito da Ação Sem Fronteiras que o Programa tem realizado de norte a sul do País e na Europa, estas sessões de esclarecimento, revelam-se essenciais, quer para a divulgação das medidas integradas no Programa Regressar, quer também pela oportunidade que se cria junto das comunidades portuguesas, para obterem esclarecimentos muitas vezes necessários para que a candidatura possa ser feita de forma correta.

A realização destas visitas a Paris e Lyon por parte do PCRE – Programa Regressar, tem ainda como estratégia, aprofundar a troca de informação e de boas práticas, bem como potenciar a importância do apoio que Portugal oferece aos seus emigrantes que pretendam regressar a território nacional, em condições de segurança e conforto.

Programa Regressar e Secretaria de Estado das Comunidades juntas no planeamento.

19 janeiro 2023

Reunião com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo e sua equipa, Joao Paulo Beja e Cristina Coelho, para planeamento de estratégias conjuntas para a divulgação do Programa Regressar.

Um caso de sucesso do Programa Regressar

17 janeiro 2023

O Programa Regressar visitou o Ateliê da Teresa Vieira, uma artesã, que regressou às origens, do seu País e da sua paixão pela arte, ao abrigo do Programa Regressar. Nas palavras da artesã, “o apoio do programa permitiu-me concretizar um sonho antigo”.

Reunião do PCRE com a Associação CAP Magellan

13 janeiro 2023

Uma sessão fundamental para o planeamento de estratégias futuras para sessões com as comunidades portuguesas em França.

Reunião do PCRE com o Primeiro Secretário Executivo da CIM do Cávado

11 janeiro 2023

O Primeiro Secretário Executivo, Rafael Amorim, da Comunidade Intermunicipal do Cávado reuniu com a equipa do Programa Regressar para uma sessão de enquadramento e planeamento no âmbito da ação “Sem Fronteiras”.
Uma ação de apresentação e divulgação para entidades que podem ser parceiras no acolhimento e apoio ao regresso de emigrantes portugueses, que contou igualmente com a presença da Dra. Rita Silva.

Ação Sem Fronteiras visita Delegação Regional do Centro – IEFP

11 janeiro 2023

Equipa do Programa Regressar visita Delegação Regional do Centro em mais uma das suas ações Sem Fronteiras, com o objetivo de divulgar o Programa, enquanto medida de sucesso para o Regresso dos emigrantes portugueses.
Ações Sem Fronteiras são reuniões de apresentação e esclarecimento destinadas a entidades parceiras que colaboram no apoio ao regresso.
Uma sessão onde marcaram presença o Delegado Regional, Dr. António Costa, assim como a Sub delegada, Paula Antunes e a Diretora de Serviços de Emprego e Formação Profissional, Dra. Helena Neto.

“Ação Sem Fronteiras” chega a Lisboa e Vale do Tejo

10 janeiro 2023

Programa Regressar leva “Ação Sem Fronteiras” aos dirigentes da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, para apresentação das principais medidas e benefícios do programa e recolha de contributos para a melhoria dos mesmos.

Um agradecimento à Dra. Isabel Henriques – Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Sub-Delegada, Sandra Dias e toda a sua equipa.

Regressar visita Delegação de Lisboa do IEFP

10 janeiro 2023

Reunião de trabalho com a Delegação Regional do IEFP de Lisboa e Vale do Tejo.
Uma sessão onde marcaram presença a Delegada Regional, Dra. Isabel Henriques, a Dra. Alice Brandão, a Dra. Olga Ferreira, assim como a equipa técnica do Programa Regressar.
Registaram-se sugestões e partilha de experiências enriquecedoras, para planeamento futuro das estratégias do Programa Regressar.
Houve ainda tempo para conhecermos os alunos do Curso de Cozinha do Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa, acompanhados do Diretor, Dr. José Vitorino, registando-se uma magnifica experiência com o excelente trabalho desenvolvido pela cozinha pedagógica.

Gala de Apresentação da Associação Mais Lusofonia em Castelo Branco

6 janeiro 2023

Um encontro de coletividades e parceiros, onde a Equipa do PCRE – Programa Regressar pôde apresentar as suas medidas, a convite da Presidente e Vice-Presidente da Associação Mais Lusofonia, respetivamente Dra. Sofia Lourenço e Dr. Igor Lopes, numa noite que reuniu diversas entidades e parceiros:
Presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Martins Rodrigues;
Embaixadora e cônsul-geral de Angola em PT, Vicência de Brito;
Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF);
João Morgado, presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral;
Presidente do Conservatório de Música de Castelo Branco;
Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Dr. António Fernandes;
Clara Marques, presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal da Praia e muitas outras coletividades que enriquecem o trabalho com a comunidade lusófona.

Equipa do PCRE - Programa Regressar, Visita ao Balcão do Migrante da Associação Mutualista Covilhanense

6 janeiro 2023

Reunião com o Presidente, Dr. Nelson Silva, a Coordenadora do Departamento de Inovação Social, Dra. Paula Pio, a Dra. Sandra Invêncio e a Dra. Paula Charro, com vista à definição de estratégias para o futuro, relacionadas com o Programa Regressar, reforçando assim o trabalho de parceria.

Equipa do PCRE promove reunião com a AGRAFr e o Adido da Segurança Social com representação diplomática de Portugal em França

5 janeiro 2023

Reunião realizada com a Associação dos Graduados Portugueses em França – AGRAFr, representada pela Dra. Virgínia Andrade, e o Adido da Segurança Social que integra a representação diplomática de Portugal na França, como ponto focal do Instituto de Segurança Social (ISS) na rede consular portuguesa, Dr. Pedro Pacheco.

Preparação de diversas iniciativas destinadas à divulgação das medidas e benefícios do Programa Regressar, para os nossos emigrantes na França.

Graduados portugueses no estrangeiro refletiram sobre o regresso a Portugal

30 dezembro 2022

Que medidas tem o governo português para incentivar o regresso dos graduados portugueses a viver no estrangeiro e que desafios se colocam a quem pensa no regresso, foram alguns dos assuntos em reflexão, num debate que contou com experiência de portugueses que partiram à descoberta de oportunidades pelo mundo.

Foi assim que decorreu no passado dia 27 de dezembro, a 10ª edição do Fórum GraPE, Associação de Graduados Portugueses no Estrangeiro, que decorreu online, e que contou pela primeira vez com a presença do Programa Regressar. José Albano Marques, Diretor Executivo do Programa, no papel de orador convidado, apresentou o programa, explicou as medidas e ajudou a esclarecer dúvidas de quem pensa em regressar.

Este ano, o evento que reúne a diáspora qualificada portuguesa com o intuito de partilhar experiências profissionais e debater questões cruciais sobre o futuro do País e dos seus cidadãos, contou com as presenças da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, entre outros, que contribuíram para o debate alargado.

Equipa do PCRE marca presença na Fronteira de Vilar Formoso para apresentar medidas do Programa Regressar em Ação Natal Sem Fronteiras

20 dezembro 2022

No passado dia 17 de dezembro a Equipa do PCRE – Programa Regressar, através da Ação Natal Sem Fronteiras, marcou presença na Fronteira de Vilar Formoso, para receber os emigrantes e apresentar as medidas do Programa.

Participaram nesta ação Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, Paulo Langrouva, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, o Diretor Executivo do Programa Regressar, José Albano Marques e o Deputado na AR, António Monteirinho.

Uma ação de divulgação e contacto com os emigrantes que nesta época festiva regressam a Portugal para se reunirem com família e amigos.

Através do contacto direto com portugueses emigrados, foi possível transmitir informação sobre os benefícios e medidas do Programa Regressar para todos os que pretendam regressar definitivamente ao seu País.

“Programa Regressar” recebe emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

16 dezembro 2022

No próximo dia 17 de dezembro, entre as 15h e as 18h, a equipa do Programa Regressar estará na fronteira de Vilar Formoso, numa ação de divulgação e contacto com os emigrantes que nesta época festiva regressam a Portugal para se reunirem com família e amigos.
Nesta ação – “Natal Sem Fronteiras” – pretende-se, através do contacto direto com portugueses emigrados, transmitir informação sobre os benefícios e medidas do Programa Regressar para todos os que pretendam regressar definitivamente ao seu País.
O Programa Regressar surgiu num período de recuperação da economia e do mercado de trabalho em Portugal para incentivar o regresso dos emigrantes e seus familiares e dar resposta à falta de mão de obra no nosso País. Atualmente, abrange mais de 14 mil pessoas.
Participam nesta ação Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, e Paulo Langrouva, Vogal do Conselho Diretivo do IEFP e o Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante | Programa Regressar, José Albano.

Equipa do PCRE promove reunião para planeamento e definição de estratégias com a CIM do Médio Tejo

10 dezembro 2022

No passado dia 9 de dezembro, a Equipa do PCRE, promoveu uma reunião de Planeamento e definição de Estratégias com a CIM do Médio Tejo

Grande recetividade demonstrada pelo Primeiro Secretário Executivo da CIM Médio Tejo, Dr. Miguel Pombeiro, no que diz respeito ao estabelecimento de uma forte parceria de divulgação e sensibilização para a importância do Programa Regressar e seus objetivos, junto dos Autarcas e restantes entidades do respetivo território de atuação.

Além da apresentação dos elementos do PCRE – Programa Regressar, do estabelecimento de estratégias, registou-se uma importante troca de experiencias e contributos, que permitem enriquecer as medidas do Programa.

Equipa do Ponto de Contacto de Regresso para o Emigrante reúne-se com a Delegação Regional do Norte do IEFP em Braga

7 dezembro 2022

No passado dia 7 de dezembro, a equipa do Ponto de Contato de Regresso para o Emigrante, reuniu com os dirigentes da Delegação Regional do Norte do IEFP, em Braga.

No âmbito da ação “Sem Fronteiras a Equipa do Programa Regressar, apresentou as principais medidas e benefícios do Programa e recolheu contributos para a sua melhoria.

Um sessão bastante participada, onde a partilha de experiências foi enriquecedora.

A Delegação Regional do Norte, representa mais de 45% das candidaturas entradas no País.

Após a apresentação do Programa por parte da Técnica Superior do PCRE, Dra. Isabel Jorge, o Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano, agradeceu a todos a magnifica colaboração, empenho e determinação tida para com o programa, contribuindo desta forma para o seu sucesso, deixando um agradecimento sentido, à Dra. Carla Vale – Delegada Regional do Norte, Sub Delegado José Pedro Machado e toda a sua equipa.

PCRE - Programa Regressar, marca presença no PORTAL “10 Anos ASPPA” em Estugarda

26 novembro 2022

Dia 26 de Novembro, o Ponto de Contacto de Regresso para o Emigrante, realizou Sessão de Apresentação do Programa Regressar em Estugarda, a convite da ASPPA, Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, integrado na Celebração dos 10 anos – Fórum PORTAL 2022 – CELEBRAR 10 ANOS “REPENSAR O FUTURO PARA UMA DIPLOMACIA CIENTÍFICA”.

10 anos de muito voluntariado, com ricas experiências e vivencias que nos orgulham a todos como Portugueses e que demonstram que os nossos emigrantes portugueses não estão sozinhos.

“José Albano, agradece à Presidência da ASPPA, Viviana Silva a oportunidade criada para apresentar os benefícios das medidas do Programa Regressar, assim como a toda a equipa, pois estabeleceu-se um debate fundamental, onde orgulhosamente conhecemos emigrantes portugueses que brilham no estrangeiro, mas que queremos os seus talentos em Portugal ao serviço do País.”

Programa REGRESSAR realizou a 1ª “Ação Sem Fronteiras” em Estugarda

26 novembro 2022

Na manhã do dia 26 de novembro, o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Leandro Amado, deu as boas-vindas ao novo Diretor Executivo do Programa REGRESSAR, José Albano, e à Técnica Superior, Isabel Jorge, que se deslocaram à capital do Bade-Vurtemberga para realizar a primeira sessão extraordinária de esclarecimentos no estrangeiro ao abrigo da iniciativa “Ação Sem Fronteiras”, criada pelo novo dirigente.

Além de um grupo muito interessado de pessoas, estiveram igualmente o Ministro Conselheiro Ricardo Victória, o Conselheiro Social e a Adida para Assuntos Sociais e Segurança Social da Embaixada de Portugal em Berlim, Fernando Gonçalves e Joana Pausch, que aqui se deslocaram para o efeito.

A sessão foi muito esclarecedora e os participantes puderam apresentar os seus casos particulares, recebendo os esclarecimentos necessários, com vista à concretização do tão sonhado regresso a Portugal, com os benefícios que o Governo disponibiliza através do Programa REGRESSAR.

“O Consulado-Geral em Estugarda agradece ao Diretor Executivo do Programa REGRESSAR o facto de ter escolhido esta comunidade para o início do “Ação Sem Fronteiras”, aproveitando para lhe desejar muito sucesso pessoal e profissional no desempenho das suas funções.”

“José Albano, considerou que o Programa Regressar deve ser prioritário na agenda de todos os parceiros, não só a nível Nacional, mas também internacional, tendo encontrado nas pessoas do Cônsul-Geral, Leandro Amado, do Conselheiro Ricardo Vicória, do Conselheiro Social, Fernando Gonçalves e da Adida da Segurança Social, Joana Pausch, um dinamismo extraordinário e fundamental no sucesso da ação.”

Ação "Sem Fronteiras" Sessão de Apresentação Programa Regressar – Estugarda

26 novembro 2022

Equipa do PCRE reuniu com diversos parceiros e entidades da CIM do Alto Alentejo-CIMAA

23 novembro 2022

A Sessão “Sem Fronteiras”, decorreu nas instalações do Politécnico de Portalegre, no dia 23 de novembro, com os diferentes parceiros, para apresentação do Programa Regressar e planeamento de estratégias conjuntas.
É hora de Voltar a Casa. O País apoia o seu Regresso!

A equipa do Programa Regressar participou na 3ª edição do Work in Portugal

22 novembro 2022

No passado dia 22 de novembro, teve lugar a 3ª edição do Work in Portugal, inserido no âmbito das atividades desenvolvidas pela EURES – Rede Europeia de Emprego, um evento realizado online na plataforma europeanjobdays.eu.
Este evento de informação e recrutamento a nível europeu, visa:
dar um contributo para a resposta às necessidades de recrutamento prementes das empresas portuguesas;
promover Portugal enquanto destino para viver e trabalhar;
informar e aconselhar candidatos interessados em trabalhar (e viver) em Portugal;
fomentar o regresso a Portugal de cidadãos portugueses (e luso-descendentes) na diáspora.

Esta 3ª edição do Work in Portugal, contou com a presença de 30 empresas, 9 pontos de informação e 1812 participantes (candidatos a emprego), sendo que estiveram em divulgação 307 ofertas de emprego com 1042 vagas em aberto, num conjunto diversificado de áreas profissionais e níveis de qualificação, em diversos sectores de atividade.

Apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos - Delegação Regional do Alentejo do IEFP

21 novembro 2022

No âmbito da ação “Sem Fronteiras” a Equipa do Programa Regressar reuniu, no dia 21 de novembro, com a Delegação Regional do Alentejo, para apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

Da reunião foram identificados vários constrangimentos e apresentados contributos no sentido da melhoria de uma das medidas integradas no Programa Regressar.

Um agradecimento ao Dr. Arnaldo, Delegado Regional do Alentejo e respetivos Diretores:
Dra. Conceição Silva ; Dra. Madalena Dias; Dr. Nuno Alas; Dr. Noel Farinha; Dra. Graça Nunes; Dra. Paulo Caeiro e Dr. Francisco Costa.

Reunião online com a Associação Cap Magellan de Paris

18 novembro 2022

Programa Regressar reuniu online dia 18 de novembro com a Associação Cap Magellan, fundada em Paris a 24 de novembro de1992, sendo a primeira Associação de jovens lusófonos e lusófilos, que promove a língua portuguesa e a cultura lusófona.
O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.
Excelente partilha de experiências que se revelaram enriquecedoras para o sucesso da missão do Programa Regressar, numa dinâmica fantástica com a Delegada Geral da Cap Magellan, Dra. Luciana Gouveia e Dra. Alexandra Marques.

Equipa do PCRE reuniu com diversos parceiros e entidades da CIM do Baixo Alentejo-CIMBAL.

17 novembro 2022

A dinâmica do 1º Secretário da CIMBAL, Dr. Fernando Romba e sua equipa, foi fundamental na organização desta sessão de trabalho que decorreu no dia 17 de novembro, com os diferentes parceiros, para apresentação do Programa Regressar e planeamento de estratégias conjuntas.
O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.
“José Albano, considera que todos os parceiros, são a voz do Regressar e que devemos intensificar a cooperação com todos os organismos públicos e privados, para cumprirmos uma prioridade nacional. É Hora de Volta a Casa. O País apoia o seu Regresso!”

Apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

10 novembro 2022

“No âmbito da ação “Sem Fronteiras” a Equipa do Programa Regressar reuniu, no dia 10 de novembro, com a Delegação Regional do Algarve, em Faro, para apresentação do novo Diretor Executivo do Programa Regressar e recolha de contributos.

O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.

Da reunião foram identificados vários constrangimentos e apresentados contributivos no sentido da melhoria de uma das medidas integradas no Programa Regressar, a MAREP – Medida de Apoio ao Regresso do Emigrante a Portugal, medida da responsabilidade do IEFP.

Como parceiros fundamentais, foi manifestada toda a disponibilidade pela equipa desta Delegação Regional, para articularmos esforços conjuntos para a divulgação do Programa Regressar no seu território de abrangência.

“José Albano, considera que a cooperação de todos os organismos públicos e privados, permite dar uma maior força a uma prioridade nacional.”

Um agradecimento à Dra. Madalena Feu – Delegada Regional do Algarve e Diretores:
Dra. Teresa Lobo; Dra. Sandra Azenhas; Dra. Ana Vieira; Dr. José Tocha”

Reunião com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para planeamento de estratégias conjuntas.

7 novembro 2022

Equipa do Programa Regressar reuniu no dia 7 de novembro com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, para planeamento de estratégias conjuntas.

O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano apresentou a equipa técnica do projeto, Dra. Isabel Jorge e Dra. Cristina Garrido, assim como fez uma resenha do trabalho já desenvolvido e a desenvolver nos próximos tempos.

Excelente colaboração manifestada pela Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Cristina Matos e Dr. João Paulo Beja, estando a ser programadas em conjunto, algumas iniciativas de impacto junto da Diáspora Portuguesa.

“José Albano, considera que a cooperação de todos os organismos públicos e privados, permite dar uma maior força a uma prioridade nacional.”

Reunião de planeamento e definição de estratégias com a CIM do Baixo Alentejo.

4 novembro 2022

No passado dia 4 de novembro, o Programa Regressar reuniu com o Primeiro Secretário Executivo da CIM do Alto Alentejo, via online.

Grande recetividade demonstrada pelo Primeiro Secretário Executivo da CIMBAL, Dr. Fernando Romba, no que diz respeito ao estabelecimento de uma forte parceria de divulgação e sensibilização para a importância do Programa Regressar e seus objetivos, junto dos Autarcas e restantes entidades do respetivo território de atuação.

“O Diretor Executivo do PCRE – Programa Regressar, José Albano, considera que a ação dos Autarcas nos seus territórios, é fundamental para chegarmos com a nossa mensagem a maior número de emigrantes portugueses.”

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE está a desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, com o intuito de sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, operacionalizou-se o agendamento da primeira ação na área de abrangência da CIMBAL.

Reunião de trabalho com os Adidos de Segurança Social, que integram as representações diplomáticas de Portugal na Alemanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça.

4 novembro 2022

No passado dia 4 de novembro, o Programa Regressar reuniu com aos Adidos da Segurança Social, via online.

As Comunidades Portuguesas nestes países passaram, a dispor de pontos focais do Instituto de Segurança Social (ISS) na rede consular portuguesa, numa iniciativa inédita, que visou aproximar o serviço público das pessoas que vivem e trabalham fora do país, na maioria dos casos há largos anos.

Na sessão marcou presença o novo Diretor Executivo do Ponto de Contacto do Regresso do Emigrante – Programa Regressar, Dr. José Albano e Dra. Isabel Jorge, Técnica Superior da Equipa do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante. Estiveram igualmente presentes a Dra. Gisela Matos, Dra. Helga Sousa, Dra. Joana Pausch (Alemanha), Dr. Pedro Pacheco (França), Dra. Susana Rosa (Luxemburgo), Dr. Renato Tiago (Reino Unido) e Dra. Cristina Ribeiro (Suíça).

Houve uma apresentação dos objetivos e estratégias de divulgação do Programa Regressar, bem como o planeamento de novas ações de esclarecimento na Europa.

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE irá desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, com o intuito de sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, a reunião revelou-se um sucesso em termos de operacionalização no agendamento de próximas atividades a desenvolver em articulação com toda a rede consular.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante apresenta Programa Regressar à empresa Stellantis

24 outubro 2022

No passado dia 24 de outubro, o Programa Regressar foi apresentado na empresa Stellantis em Mangualde.

Na sessão marcou presença o novo Diretor Executivo do Ponto de Contacto do Regresso do Emigrante – Programa Regressar, Dr. José Albano e Dra. Isabel Jorge, Técnica Superior da Equipa do PCRE.

Houve uma apresentação dos objetivos e medidas do Programa Regressar e de outras medidas de apoio à contratação do IEFP, pela Dra. Marta Rodrigues, Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu.

Enquadrado no âmbito da ação “Sem Fronteiras”, que o PCRE irá desenvolver de norte a sul do País e no estrangeiro, para sensibilizar parceiros para a sua envolvência nos esclarecimentos junto às comunidades portuguesas, assim como ouvir empresários e suas preocupações, tornando-os parceiros de excelência na dinâmica necessária para facilitar o regresso de todo o cidadão português que pelos mais diversos motivos, teve que sair do País.

José Albano, referiu que o Programa Regressar é um programa estratégico de apoio ao regresso de todos aqueles que, por qualquer razão, tiveram de sair do nosso País e agora querem regressar.

Quando dizemos aos nossos emigrantes que “Está na hora de Voltar a Casa”, estamos a dizer que o País apoia o seu regresso, assumindo que todos são importantes e que criámos melhores condições para que este regresso seja feito de forma estável, em segurança e com o conforto económico e financeiro necessários.

Stellantis representa o quarto maior grupo automóvel mundial, constituindo-se como uma referência não só em Mangualde, como em toda a região de Viseu, concelhos limítrofes e no mundo.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante no Luxemburgo

9 e 10 março 2022

Em colaboração com a Embaixada de Portugal no Luxemburgo, o diretor executivo do Programa Regressar, Joaquim Moura, apresentou presencialmente o Programa aos membros da comunidade portuguesa, nos dias 9 e 10 de março.

Nesse sentido tiveram lugar duas sessões públicas no grão-ducado, a primeira no Centro Cultural Português, no dia 9 de março e a segunda na sede da Associação Rancho Folclórico Províncias de Portugal em Esch-sur-Alzette, no dia 10 de março.

As sessões tiveram uma forte adesão, tendo sido esclarecidas inúmeras questões práticas sobre as medidas de apoio ao regresso que integram o Programa Regressar. De destacar que, na primeira sessão, participaram sobretudo dirigentes associativos, com o objetivo de desmultiplicar a informação transmitida,  junto da comunidade portuguesa que os contactem.

De salientar ainda que o bomdia.lu transmitiu em direto as duas sessões, tendo-se registado cerca de 11.000 visualizações. Poderá visualizar a entrevista dada pelo diretor executivo do Programa, ao mesmo órgão de comunicação social, em Joaquim Moura apresenta programa Regressar – YouTube

Sessão pública Programa Regressar – Balanço e Perspetivas

28 fevereiro 2020

No passado dia 11 de Fevereiro de 2020, realizou-se no Teatro Thalia em Lisboa a sessão pública Programa Regressar – Balanço e Perspetivas. Na sessão de abertura usaram da palavra o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita. De seguida o Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante (PCRE), Joaquim Moura, apresentou o balanço do trabalho realizado dos primeiros 6 meses de atividade do PCRE. Desta iniciativa fez  ainda parte o painel Experiências de Regresso a Portugal, o qual contou com os testemunhos de dois emigrantes abrangidos pelo Programa Regressar, bem como de representantes das entidades empregadoras onde exercem a sua atividade.
Encerrou a sessão a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante em Paris

28 fevereiro 2020

Com o objetivo de promover mais um conjunto de sessões de divulgação do Programa Regressar, uma equipa do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante – PCRE composta pelo seu Diretor Executivo e por um Técnico Superior, esteve na região de Paris a 1 e 2 de Fevereiro de 2020.
No sábado, teve lugar uma sessão em Champigny na Casa de Portugal e, no domingo, no salão da Paróquia Portuguesa de Gentilly que encheu para ouvir a apresentação do Programa Regressar, tendo a assistência colocado inúmeras questões práticas. A equipa do PCRE teve ainda oportunidade de ser entrevistada pelo Luso Jornal e pela Rádio Alfa. 
Na organização desta deslocação o PCRE contou com a colaboração do Consulado Geral de Portugal em Paris.
Estão previstas ações semelhantes junto das Comunidades Portuguesas ainda durante o primeiro semestre de 2020, com deslocações do PCRE a Lyon, Genebra e Zurique.

Programa Regressar

.

.

.

.